Até o coração mais forte se cansa de ser maltratado, boicotado e manipulado. Porque o coração forte não é um coração frio, muito menos imune à maldade e ao carinho com segundas intenções. Todos nós temos limites; no entanto, as personalidades acostumadas a “resistir” são as que mais sofrem, as que mais demoram a reagir.
Ao imaginar um coração forte, visualizamos quase instantaneamente uma pessoa barricada por trás de uma armadura forte, alguém que mantém a cabeça fria e o olhar firme para manter o controle sobre esse mundo complexo, às vezes doloroso e exigente, que é o universo das emoções e dos sentimentos. No entanto, a personalidade forte nem sempre apresenta este tipo de arquitetura psicológica.
A resistência ou força emocional muitas vezes responde ao compromisso pessoal que uma pessoa mantém com as outras. É manter-se firme para prestar ajuda quando os outros caem, tentando ser sempre úteis, próximos. São perfis que se alçam como o mastro de um barco em uma noite de tormenta, são o pilar onde todos se apoiam, a rocha onde todos põem seus pés para atravessar os rios…
O coração cansado de ser forte
O que aconteceu é que o seu cérebro disse ‘chega’. Quando aprofundamos um pouco mais as suas realidades pessoais, descobrimos sempre o grande excesso de responsabilidade que carregam sobre os seus ombros, sobre o seu coração. Na verdade, mais que pessoas fortes, elas são personalidades acostumadas a praticar uma resistência extrema e pouco higiénica, onde não existe auto-proteção.
São mulheres e homens acostumados a calar as suas necessidades para aparentar força e, assim, ser essa luz constante e sempre perdurável para os outros. No entanto, o que muitas vezes eles recebem em troca é amargura, egoísmo e solidão.
Simples conselhos para as pessoas cansadas de ser fortes
O mais adequado nesta situação é parar: o nosso coração precisa se recuperar.
Precisas ser forte para ti mesmo e não só para os outros, e para isso deves fazer mudanças, focar as encruzilhadas vitais e quotidianas de uma forma mais harmónica, consistente e saudável.
Tira alguns segundos para pensar nas seguintes propostas:
Renuncia aos conflitos, problemas ou situações que não têm solução. Já perdeste muito tempo e energia em coisas e pessoas que não valem a pena.
Não esperes que as pessoas ajam da forma que agirias. Essa é uma forte característica da frustração.
Começa a tomar consciência das tuas necessidades, escuta-as todos os dias e dá prioridade a elas.
Também vais gostar destes:
– Perdoar alivia o coração, mas não apaga o erro.
– Conhece os efeitos do café no cérebro, coração, estômago, rins e mais.
Tu não és um herói. A tua função não é tornar possível o impossível, não és mago nem arquiteto de pontes de um lugar onde não há bancos. Não podes salvar o impossível nem dar felicidade a quem não sabe o que é alegria, respeito ou reciprocidade.
Aprende a cuidar emocionalmente de ti mesmo, aprende a ser forte também para a tua própria pessoa.