Não é novidade o facto de que a prática regular de atividades físicas traz melhorias para a saúde física e mental, mas uma recente pesquisa indica que um tipo de exercício pode ser mais útil para o cérebro que os demais: a corrida, segundo pesquisadores, produz novos neurónios, o que não acontece, por exemplo, com a musculação.
Corrida pode aumentar inteligência?
Realizado pela Universidade de Jyväskylä, na Finlândia, o estudo descobriu que correr aumenta o número de células cerebrais, pelo menos entre os ratos de laboratório. Separados em três diferentes grupos, os roedores foram avaliados após treinos de corrida, levantamento de peso ou de alta intensidade. Os animais que correram apresentaram multiplicação de neurónios, enquanto os demais não mostraram nenhuma alteração cerebral.
A explicação, de acordo com os estudiosos, está no stress provocado nos ratos pelos exercícios de peso e de alta intensidade que poderia inibir o desenvolvimento de novos neurónios. Os roedores que corriam livremente na passadeira não sentiriam o impacto prejudicial do stress e, por isso, conseguiriam desenvolver melhor o cérebro.
Também vais gostar destes:
– Neurocientistas explicam como correr muda o nosso cérebro e o nosso pensamento.
– Para a boa forma, dormir pode ser mais eficaz do que ir ao ginásio.
Miriam Nokia, autora da pesquisa, afirma que, apesar de não conseguir indicar um aumento exato no número de neurónios, os efeitos de atividades aeróbicas sobre o cérebro devem ser melhor estudados para conhecer os benefícios da prática para o desenvolvimento da mente.