O papel de alumínio é muito utilizado na cozinha portuguesa, mas por muitos forma incorrecta.
Sabias que as pessoas tendem a colocar o lado brilhante virado para fora, já que assim dá uma aspecto estético mais aprumadinho?
O lado brilhante, recebeu um polimento para criar uma barreira ao contacto directo do alumínio com os alimentos e,logo, evitar que o alumínio faça parte das receitas.
Se assim não for, podemos chamar a um prato, por exemplo: “Picanha com alumínio”.
Sem o necessário cuidado, o alumínio fará parte da receita! Esta protecção, o polimento, só não é feita dos dois lados, porque torna o processo mais caro, o que prejudicaria a comercialização do mesmo!
O alumínio é altamente tóxico e responsável por complicações no funcionamento do nosso organismo, como os rins, potenciador do aparecimento da doença de Alzheimer.
Como devemos então utilizá-lo?
Usa o lado brilhante voltado para os alimentos!
E já agora, sobre as panelas de alumínio?
Nunca deves “arear” estas panelas na parte de dentro, pois se o fizeres ao cozinhares algo estarás a incorporar o alumínio na refeição.
Também vais gostar destes:
– Como eliminar a dor usando uma simples folha de papel de alumínio!
– Como fazer cebolas caramelizadas: uma delícia em tua casa!
Quando isto suceder ou quando as panelas, ou canecas forem novas, deve ferver-se algumas cascas de ovo na panela cheia de água para que essas cascas libertem o carbonato de cálcio que irão impermeabilizar a nossa panela, dando a segurança que necessitamos para nós e para as pessoas que mais amamos. Agora já sabes. Todo o cuidado é pouco.