Daniela Ventura ‘usa a religião como uma cartada…’. No programa “Dois às 10”, a comentadora expressou críticas severas em relação a Daniela Ventura, após a eliminação de Gabriel Sousa.
Durante o debate, que também contou com a presença de Zé Lopes e Cinha Jardim, Luísa Castel-Branco questionou o uso que Daniela faz da sua fé como parte da sua estratégia no jogo, apontando uma discrepância entre as suas ações e os preceitos da religião muçulmana: “A técnica dela é falar por cima de toda a gente até ficar as pessoas esgotadas (…) Tirando a Miranda, quem é que alguma vez usou a pseudo religião dela? A contradição entre aquilo que ela diz e as noites com o David, isso não é criticar a religião, é criticar as atitudes que ela tem”.
A escritora e comentadora manifestou preocupação com a representação e interpretação da religião islâmica no contexto do programa, destacando a importância de uma abordagem respeitosa e informada sobre qualquer crença religiosa: “Ela aproveita a religião, aquela pergunta que ela faz ao David, se ele a sustentava ou não. Ela não pode falar que pratica a religião muçulmana e depois constantemente fazer coisas que são proibidas ali. Sabes que na religião muçulmana ela nem pode vestir umas calças”.
Luísa Castel-Branco enfatizou que a coerência entre as crenças e as ações é fundamental, e expressou descontentamento com a possibilidade de Daniela Ventura vencer o reality show, considerando as atitudes que ela tem demonstrado: “Ela pode usar a religião mas os outros não podem criticar? (…) Ela usa a religião como uma cartada. Tu não podes de manhã e à tarde ser de uma religião e à noite ir para a cama com o rapaz. Se a Daniela ganhar este Big Brother, eu vou-me revoltar”.