O direito ao descanso está legislado e deve ser cumprido, mas vizinhos barulhentos parecem não se importar muito com isso.
Se já tentaste negociar com o teu vizinho que adora fazer festas ou não se cansa de fazer obras ruidosas durante o fim-de-semana, mas nada resolveu, então, este atigo é para ti.
O direito ao descanso, está legislado e consagrado desde 2007 pelo Regulamento Geral do Silêncio. A lei nacional é clara e protege o teu direito ao silêncio e ao descanso entre as 23h00 e as 07h00.
Se não consegues resolver o problema chama a polícia (PSP ou GNR) para que fixe um prazo para o término do ruído. As autoridades devem também avisar a Câmara Municipal da situação para que as multas possam ser aplicadas.
Quando falamos em obras, é proibido fazer barulho entre as 20h00 e as 08h00 e aos sábados, domingos e feriados, além de que a duração das obras também deve ser afixada no prédio, bem como o período em que há maior ocorrência de ruído.
A legislação permite a realização de obras fora dos horários fixados, mas apenas em casos urgentes e que coloquem em risco a vida dos condóminos.
Quando falamos em festas populares, os moradores estão protegidos pela lei se a Câmara não tiver emitido uma licença especial que autorize o ruído da festa. Nesses casos, o cidadão pode chamar a polícia para fazer valer os seus direitos.
As multas aqui podem ir dos 3000 euros aos 22.500 euros.
Também vais gostar destes:
– Como proteger o teu cão do barulho feito pelos fogos de artifício!
– O dono já morreu há mais de dois anos mas ele corre sempre que ouve uma ambulância!
Agora que já sabes até que horas se pode fazer barulho, não te esqueças que todos têm o direito ao descanso.