Dormir bem é essencial e a partir de hoje já podes dizer adeus às insónias.

Noites mal dormidas afectam directamente a qualidade de vida, muito além do cansaço. A falta de sono prejudica a concentração, provoca alterações no humor e vários problemas de saúde.

Mas, o que fazer para dormir melhor? Preparamos 5 dicas para poderes dizer adeus às noites de insónia.

1) Cama é lugar de dormir

Prepara o teu quarto para ser um ambiente de relaxamento e descanso. Muita gente gosta de ver televisão na casa, mas especialistas revelam que esse é um dos maiores causadores da insónia. A TV tem programação infinita e, como podes escolher exatamente o que quer assistir, isso pode te manter acordado a noite inteira.

2) Nada de álcool

Apesar de também ser relaxante, a bebida alcoólica prejudica a qualidade do sono. Cerveja, vinho e destilados deixam o sono mais irregular, o que favorece inclusive a apneia do sono. Já reparaste como as pessoas roncam mais quando bebem?

3) Aquieta a mente

Toma um banho quente, apaga a luz do quarto e, se precisares, liga o abajur. Não é preciso nem dizer que o telemóvel tem que ficar bem longe, certo? Acessar as redes sociais, navegar na internet ou brincar com jogos online podem aumentar o grau de excitação. Desconecta-te, pelo menos, 1 hora antes de dormir.

4) Inspira e expira

O simples facto de respirar direito já ajuda bastante a controlar a ansiedade e relaxar. Faz exercícios de inspirar e expirar lentamente e procura concentrar-te nessa prática. Coloca a mão no peito e sente os movimentos do teu corpo enquanto respiras. 10 repetições para começar já está ótimo!

Também vais gostar destes:
Dormir apenas 6 horas equivale a passar uma noite em claro!
Estás a dormir e de repente sentes que estás a cair? Vê por que isso acontece!

5) Chás aliados

Há muitos chás com efeito calmante, que ajudam a desligar aos poucos de toda a loucura do dia. Experimenta tomar antes de dormir chá de camomila, erva doce, melissa, valeriana ou hortelã. É o melhor sonífero natural que existe!

FONTEPerfeito

Partilha