Aproveitaste a noite passada para dormir de conchinha com alguém? E aí, acordaste feliz? Se a ciência tivesse que fazer uma aposta, ela diria que hoje estás bem mais relaxado/a.
É que segundo um estudo da Universidade de Pittsburgh, nos Estados Unidos dormir abraçado ajuda a eliminar o stress.

Também vais gostar destes:
Dormir é mais eficaz do que dar duro no ginásio!
Pressiona estes pontos para aliviar a dor e o stress!

E a culpa disso é das hormonas. Segundo os investigadores adormecer ao lado de alguém diminui o nível de cortisol no sangue – o hormona do stress.
Isso porque te sente mais protegido e seguro quando dormes com alguém. Aí, o corpo, relaxado, não vê muito sentido em produzir tanto cortisol (hormona libertada em situações de risco, quando o organismo fica em alerta, pronto para correr ou lutar contra o perigo).

Além de diminuir o stress, “roncar” abraçado também estimula a produção de ocitocina (libertado, principalmente, durante um momento intimo). A vantagem é que este hormona combate inflamações e ajuda o sistema digestivo a funcionar melhor.
Agora já sabes se costumas adormecer sozinho ficas a saber que a almofada não foi incluída no estudo como factor de alivio do stress por isso trata de andar com este estudo atrás de ti até encontrares alguém com que possas dormir bem abraçado/a. :)


 
Partilha