Dormir pouco engorda e todos sabemos disso. Os pesquisadores só não sabiam ainda os motivos e quantos quilos uma noite mal dormida poderia render. E a notícia não é das melhores: numa semana com poucas horas de sono podes engordar até um quilo.
Numa pesquisa realizada pela Universidade do Colorado, nos Estados Unidos, 16 adultos jovens e saudáveis passaram duas semanas no hospital universitário. As suítes de lá eram equipadas com aparelhos que controlavam os momentos de sono (ambiente silencioso ou barulhento e luzes acesas ou não). E como os quartos eram fechados, os pesquisadores puderam calcular o nível de energia gasto por cada voluntário – era só medir a quantidade de oxigênio inspirado e quanto dióxido de carbono soltavam.


Enquanto metade deles teve o privilégio de dormir até nove horas por noite, o outro grupo podia descansar por apenas cinco horas. Em média, quem dormia por menos tempo queimava 5% a mais de energia. Só que, por outro lado, consumiam 6% a mais de calorias. Aí o corpo não dava conta e, numa semana, ganhava um quilo extra.
Isso só acontece porque quem passa mais horas acordado come mais à noite – e, geralmente, comem porcarias, tipo salgados ou bolachas. Segundo a pesquisa, esse pessoal toma um pequeno almoço menos calórico, mas exagera nas comidas depois do jantar. Ou seja, o problema mesmo é o ataque ao frigorifico. E não a falta de sono.

FONTEVídeos virais