Estas são as 10 sábias lições do autor Mario Sergio Cortella, filósofo, educador, palestrante e professor universitário para edificar a tua vida.

1. “Raízes não são âncoras… Na vida, nós devemos ter raízes, e não âncoras. Raiz alimenta, âncora imobiliza. Quem tem âncoras vive apenas a nostalgia e não a saudade. Nostalgia é uma lembrança que dói, saudade é uma lembrança que alegra”

2. “É necessário fazer outras perguntas, ir atrás das indagações que produzem o novo saber, observar com outros olhares através da história pessoal e coletiva, evitando a empáfia daqueles e daquelas que supõem já estar de posse do conhecimento e da certeza. ”

3. “É necessário cuidar da ética para não anestesiarmos a nossa consciência e começarmos a achar que tudo é normal. ”

4. “O impossível não é um facto: é uma opinião. ”

5. “Elogia em público e corrija em particular. Um sábio orienta sem ofender, e ensina sem humilhar. ”

6. “Faz o teu melhor, na condição que tens, enquanto não tens condições melhores, para fazer melhor ainda. ”

7. “Esse mundo que aí está foi feito por nós, portanto, pode ser por nós reinventado. ”

8. “Quando o modelo de vida leva a um esgotamento, é fundamental questionar se vale a pena continuar no mesmo caminho. ”

9. “O conhecimento serve para encantar as pessoas, não para humilhá-las.”

Também vais gostar destes:
10 lições de vida por Confúcio. Revejo-me na número 10.
45 lições de vida, escritas por um homem de 90 anos.

10. “Quem estudou latim lembra-se que a palavra “feliz” é felix, que significa também “fértil”. Felicidade é sinónimo de fertilidade. Fertilidade não é apenas gerar outras pessoas. Fertilidade é impedir que a vida cesse na sua múltipla condição. Fertilidade é dificultar a desertificação dos nossos sonhos. Fertilidade é fazer com que não haja a esterilização do nosso futuro. Ser feliz é sentir-se fértil. ”

FONTEResiliência Humana


 
Partilha