Pode ensinar-se alguém a ser feliz? A resposta é sim, pode. E só depende de ti. As crianças que crescem livres e numa estrutura familiar onde as rotinas, a responsabilidade e a comunicação são valorizadas serão os adultos felizes e bem-sucedidos do futuro.

Até aos 6 anos a criança absorve naturalmente tudo o que a rodeia. Aos pais, cabe-lhes o privilégio de construir esse universo e descobrir também uma outra maneira de ver o mundo pelo olhar dos mais pequenos. Eis os cinco segredos para educar crianças felizes:

  1. Seguir uma rotina diária

Para uma criança se sentir estável e pronta para abraçar a felicidade é importante que ela viva num mundo organizado. Parece básico, mas refeições à hora certa e dormir horas suficientes são regras fundamentais para crianças saudáveis e felizes.

  1. Respeitar a natureza e pelo ambiente

Saltar em poças de água, rebolar pela relva e apanhar folhas e pinhas são atividades divertidas e excelentes formas de aprender a respeitar o mundo envolvente. Em casa, ensina-lhes a importância de reciclar um brinquedo, de demorar pouco tempo no duche e outras formas de como poupar água e energia – dando o exemplo também!

  1. Amor incondicional = amor próprio

As emoções também se aprendem e no caso das crianças não há melhores professores do que os pais e a família mais próxima. Elogia as boas ações dos teus filhos e demonstra que estás sempre lá para perdoar as asneiras deles. Os afetos são importantíssimos no desenvolvimento emocional e cognitivo de uma criança e na construção da sua confiança e autoestima.

 

  1. Brincadeira sem regras nem manuais
    Brincar é sinónimo de diversão, mas também um caminho para explorar o mundo e os interesses das crianças. Jogos, livros e contos infantis ou uma ida ao parque podem despertar a mente dos miúdos e cultivar interesses para a vida toda. Ter liberdade para decidir ao que brincar vai estimular a sua criatividade, o espírito de iniciativa e tornar todas as brincadeiras uma descoberta. Entra na brincadeira com eles!
  1. Comunicação e respeito pelo próximo
    Conversar e escutar o que as crianças têm para contar também deve fazer parte da rotina lá de casa. Se o teu filho é teimoso ou birrento, o diálogo vai ajudá-lo a aprender a ceder e a negociar.

Agora que já sabes alguns segredos para educar crianças felizes, não te esqueças que o primeiro passo é seres positivo! A melhor maneira de educar para a felicidade é se ela for uma coisa natural para ti também.