Eleitores suecos acabam com a corrupção nas urnas.

Os eleitores suecos  não brincam este artigo serve para renovar a esperança de todos que sonham ver Portugal limpo da corrupção.

A Suécia tem servido de exemplo a muitos países que lutam para sobreviver à corrupção. Desde a década de 70 só houve dois casos de corrupção política.

Vê o Video com a reportagem sobre a democracia na Suécia. Como deveria ser a verdadeira democracia. Sonha… e luta.

Um país onde a justiça que condena os maus políticos e os corruptos, é exercida pelo eleitor activo, que pune nas urnas e através da opinião pública, uma justiça pesada e eficaz. E onde os mais activos denunciantes de corrupção, são os órgãos de informação e os cidadãos. Por isso, casos de corrupção politica, são acontecimentos tão raros, que se perdem na memória.

É também um país onde a politica é levada a sério tanto pelos cidadãos, como pelos políticos, não se admitem jogos sujos, insultos e ataques pessoais entre os políticos em campanha ou no governo… quem escolher esse caminho, é também penalizado nas urnas.
Um país onde 90% dos eleitores votam e fazem questão de fazer sentir aos políticos, que estiveram atentos, fazem-nos sentir o peso da sua justiça e da vontade do povo, não se abdicam de se manifestarem nas urnas, escolhendo quem satisfaz a maioria e o bem comum, e penalizando quem não satisfaz. Só 10% de abstenção. Ou seja 90% dos eleitores, lutam contra a corrupção e a favor da democracia.

Em Portugal, ao que parece, só votam os ricos, os amigos dos corruptos, os boys e os militantes fanáticos. Pois esses são os únicos que têm sido representados e defendidos pelos governos.
56% deixam que esses escolham por eles e depois queixam-se que o governo não os representa.

Na Suécia a corrupção na politica quase não existe, e quem se atreve a pisar o risco, por mais insignificante que seja o acto, desaparece da politica, pois os eleitores e a comunicação social, garantirão que esses nunca mais terão votos ou a confiança do povo.
Como é que permitimos que Portugal chegasse a este ponto? Onde os políticos mais parecem famílias da máfia? E afinal é tão simples travar os políticos desonestos e corruptos basta que o eleitor exerça o seu dever e direito de os julgar, votando com justiça e informados, não cegamente, por clubismos, protegendo criminosos.

O que faz da Suécia um dos países menos corruptos do mundo?

GUNNAR STETLER: Em primeiro lugar, a lei de acesso público aos documentos oficiais. Esta lei, criada na Suécia há mais de duzentos anos, evita os abusos do poder. Se os cidadãos ou a mídia quiserem, podem verificar meu salário, meus gastos e as despesas de minhas viagens a trabalho. Os meus arquivos são abertos ao público. E acreditamos que, ao colocar os documentos e registos oficiais das autoridades ao alcance do público, evitamos que os indivíduos que exercem posições de poder pratiquem atos impróprios. Esta é a razão principal.
Em segundo lugar, é preciso citar a lei aprovada na Suécia há cerca de 200 anos, que introduziu o ensino compulsório no país e aumentou o nível geral de educação da população.

Em Portugal os meios de combate à evasão fiscal estão muito aquém dos que, por exemplo, dispõem A corrupção e a evasão fiscal são socialmente inaceitáveis em países como a Suécia. Já por Portugal, como demonstram vários estudos, o caso não é o mesmo, podendo em alguns casos a conotação social do fenómeno ser exatamente oposta. A cultura e sociedade paroquial construída e instituída em Portugal têm uma influência inegável.

Também vais gostar destes:
Um brinde à sociedade corrupta que reclama da corrupção!
A ferver: Com apenas o 12º ano deputado do CDS quer avaliação para os professores!

O caso do sigilo bancário e outras barreiras à informação e de cruzamento de dados impede a transparência e dificulta a ação das autoridades. Mas nem tudo se deve aos factores legais e administrativos, a própria cultura – no sentido lato do termo que se relaciona com a organização social – da própria sociedade e os seus cidadãos pesa muito nestas contas e percentagens.

Assim, o combate à corrupção e evasão fiscal terá de passar por aumentar os meios e liberdade de atuação das autoridades estatais, na mesma medida em que se deve fazer um forte trabalho de consciencialização e prevenção pela informação, educação e reforço da ética em Portugal. Há necessidade de reformar os meios legais, processuais, a própria ética e espírito cívico.

Artigos Relacionados

Últimas

Gisela Serrano acaba namoro de apenas 11 dias.

Gisela Serrano acabou o namoro de apenas 11 dias. A vida pública de figuras conhecidas muitas vezes se entrelaça com suas vidas pessoais, levando...

Sara Norte critica Bárbara Norton de Matos: “Aprecia o espetáculo de matar animais”

Sara Norte criticou Bárbara Norton de Matos: "Aprecia o espetáculo de matar animais". A discussão sobre touradas é um tema complexo e multifacetado que...

A Ferver

Gisela Serrano acaba namoro de apenas 11 dias.

Gisela Serrano acabou o namoro de apenas 11 dias. A vida pública de figuras conhecidas muitas vezes se entrelaça com suas vidas pessoais, levando...

Sara Norte critica Bárbara Norton de Matos: “Aprecia o espetáculo de matar animais”

Sara Norte criticou Bárbara Norton de Matos: "Aprecia o espetáculo de matar animais". A discussão sobre touradas é um tema complexo e multifacetado que...