É importante entendermos que uma fase da nossa vida chega ao fim. Quando insistimos em permanecer nessa mesma fase mais do que necessário perdemos a alegria de viver e, sobretudo, de seguir em frente. É necessário encerrarmos ciclos e fechar portas. é importante deixarmos o passado para trás e seguirmos em frente. Foste despedido do trabalho? Acabaste um namoro? Emigraste? A tua amizade de longa data se desvaneceu sem entenderes porquê?
Podes te questionar diversas vezes o porquê disto acontecer. Podes até interiorizar para ti mesmo que não irás dar nem mais um passo em frente até compreenderes determinadas situações importantes que aconteceram na tua vida.

Mas, já pensaste no desgaste que isso te traz? Não só a ti, mas também a todos os que te rodeiam: os teus pais, os teus irmãos, amigos…Todos acabarão por sofrer por conseguirem seguir em frente e encerrar capítulos, mas perceberem que não o consegues fazer e sofres, fazendo-os sofrer também.
Por vezes, é fundamenta encerrar um ciclo!
Ninguém consegue viver no passado e no presente simultaneamente. o que passou, passou. Temos de evoluir e não podemos permanecer eternamente adolescentes tardios, filhos que sentem que são os pais a ter a responsabilidade eterna sobre eles. Precisamos avançar e deixar para trás tudo aquilo que não nos faz bem.