As tarefas domésticas são para toda a família e não apenas para os adultos. Se forem incluídas na rotina dos mais novos vão ajudar na educação de crianças organizadas e responsáveis. A partir dos 5 anos elas já compreendem melhor a importância da organização, por isso é bom convidá-las a ajudar a organizar a casa. Lembra-te apenas que é essencial que estas tarefas sejam adaptadas à idade e encaradas como atividades divertidas – não como obrigações.

Inclui o teu filho desde pequeno nas tarefas aí de casa e vais ver como quando ele crescer já nem vai ser preciso mandá-lo fazer a cama, arrumar o quarto ou pôr a mesa. Vê como o podes envolver na organização de diferentes divisões com as nossas dicas.

  1. Arrumar o quarto 

O quarto é o espaço do teu filho, logo é a divisão pela qual é mais fácil começar. É muito simples explicar-lhe a importância de o manter arrumado, pois é nele que estão guardados todos os seus brinquedos, livros, jogos e roupas. Podes incentivá-lo a guardar sempre os brinquedos depois de os usar, a fazer a cama todas as manhãs depois de acordar e a manter a roupa arrumada. Também podes ensiná-lo a organizar o guarda-roupa por cores e estações do ano.

  1. Ajudar a cozinhar

A cozinha é muitas vezes encarada como uma divisão exclusiva a adultos, por causa de todos os eletrodomésticos e utensílios afiados. Contudo, é possível incluíres o teu filho na preparação das refeições, desde que tenhas o cuidado de supervisionar o que ele faz. Podes até comprar uma faca de cozinha para crianças e assim ele já pode ajudar-te a cortar alguns legumes e frutas. E também é uma boa ideia dares espaço à criatividade do teu filho, convidando-o a fazer um bolo ao gosto dele, por exemplo.

  1. Pôr a mesa, lavar a loiça e selecionar a roupa para lavar

Estas são as tarefas básicas que todos nós fizemos quando eramos crianças. É tão simples ensinar o teu filho a pôr a mesa corretamente – e como recompensa podes servi-lo primeiro! No final da refeição também pode ajudar a levantar os pratos da mesa e a lavar a loiça – feito a dois é mais rápido!

Também é simples introduzi-lo ao processo de lavagem de roupa, incentivando-o a ser independente e a selecionar sozinho a sua roupa suja. Já agora, ensina-o a dividi-la por cores e tecidos antes de a pôr para lavar – além de ser um ensinamento para a sua vida adulta, dá-te uma ajuda extra.

Também vais gostar destes:
Dividir tarefas domésticas melhora a vida em casal diz estudo.
Casal que divide tarefas da casa tem mais prazer no amor e é mais feliz a dois.

  1. Limpar a casa

É importante que o teu filho compreenda que organizar a casa também significa mantê-la limpa. Pede-lhe ajuda nas lides domésticas mais fáceis – mantendo-o sempre afastado dos produtos de limpeza! Se a criança não tiver alergias, pode ajudar na limpeza do pó ou passar um pano húmido sobre algumas superfícies como a mesa de jantar e o balcão da cozinha. Outra tarefa simples é ajudar a substituir os sacos do lixo pela casa: cozinha, escritório, casa de banho.

  1. Cuidar do animal de estimação 

Os animais de estimação são grandes parceiros na educação de uma criança responsável. Dependendo do animal, deixa o teu filho encarregue da sua alimentação, da limpeza da casa ou da caixa de areia, de lhe dar banho e de o levar a passear (acompanhado por ti, claro).

Partilha