Há um erro com a extensão eléctrica que devemos evitar a todo o custo. Ela é muito útil ao redor da casa, especialmente quando os fios dos objectos electrónicos não chegam à tomada da parede. Mas o que pouca gente sabe é que não devemos conectar muitas coisas ao mesmo tempo nas extensões. Os bombeiros alertam as pessoas sobre os perigos escondidos desse objecto.

Algumas pessoas não percebem que as extensões eléctricas não são o mesmo do que os dispositivos de protecção contra surtos. Os últimos cortam automaticamente a energia quando houver uma sobrecarga. Já as extensões, apesar de terem muitos soquetes, não desligam quando há um sobrecarregamento da electricidade.

Se conectares demasiados objectos electrónicos nas extensões, esse erro pode sair-te muito caro – ou pior ainda, pode levar uma vida preciosa. Quando fica frio, todos nós queremos aquecer a casa. Mas, quem não tem lareira ou aquecimento central, vai usar um aquecedor portátil.

Esse objecto aquece a sala num instante, mas há outra coisa que ele também aquece: as extensões eléctricas. Mesmo que um aquecedor de espaço seja o único conectado, ele pode causar um incêndio. O Departamento de Bombeiros Umatilla County Fire District #1 emitiu um alerta público no Facebook sobre as consequências de ligar aquecedores de espaço às extensões eléctricas:

erro com a extensão eléctrica
erro com a extensão eléctrica

O tempo está a ficar mais frio, e as pessoas começam a usar os seus aquecedores. Nós só queríamos lembrá-lo de que nunca deves ligar um aquecedor a uma extensão eléctrica. Essas unidades não foram projectadas para lidar com o alto fluxo de corrente necessário para um aquecedor, e podem sobreaquecer ou até mesmo pegar fogo devido ao fluxo de energia adicional. Por favor, partilha e fica seguro nessa época de inverno”.

De acordo com a National Safety Fire Administration, metade de todos os incêndios domésticos devido à electricidade ocorrem entre Dezembro e Fevereiro. Não te tornes numa dessas estatísticas!

Também vais gostar destes:
Já é possível saber quanto gastas de eletricidade quando não estás em casa!
Como aquecer a casa sem gastar água ou eletricidade!

Verifica regularmente os cabos do aquecedor para te certificares de que eles não estão desgastados ou danificados. Para além disso, não o conectes a extensões de electricidade, e testa sempre as tomadas antes de as usares. Dessa forma, vais manter-te quente e seguro durante o inverno.

Partilha para que mais pessoas possam se proteger contra os incêndios domésticos.

Partilha