A barriga saliente é uma dor de cabeça para muitas mulheres e homens. Há imensas pessoas, até bem magras, que têm aquela “pança”, um incómodo na hora de colocar uma roupa mais justa ou vestir um biquíni.
Porém, há algumas formas de perder a barriga.
Isso sem ter que fazer uma dieta restritiva nem ir ao ginásio várias horas semanais fazendo centenas de abdominais.
-> Diminui a ingestão de lactose
Queijos, manteiga, iogurte… estes alimentos são responsáveis pelo inchaço abdominal.
“A lactose é o açúcar presente no leite, ou seja, é um carboidrato. A maioria das pessoas que a cortam da dieta e depois a introduzem novamente na alimentação relatam inchaço abdominal e falha na digestão. Além disso, esse nutriente não é necessário ao organismo humano adulto e “o viver” sem o consumo da lactose não leva o indivíduo a risco nutricional ou falta de nutriente no organismo. Quem é intolerante à lactose geralmente apresenta mal-estar gastrointestinal, dores abdominais e flatulência“.
-> Come mais peixes como salmão, sardinha e atum

Estes peixes são ricos em nutrientes e antioxidantes, que ajudam a emagrecer e a diminuir a gordura localizada
“A sardinha, o salmão e o atum são fontes proteicas que fornecem aminoácidos para nosso organismo que irá formar~os nossos músculos. Por isso, eles ajudam muito a queimar calorias e a potencializar o exercício. Além disso, assim como toda fonte de proteína animal, são fontes de cálcio, um nutriente essencial para a contracção muscular. O atum, o salmão e a sardinha possuem naturalmente o ómega 3, um nutriente extremamente antioxidante. Além disso, são alimentos com baixo valor calórico e pouca gordura, afirma a nutricionista Patricia Davidson Haiat, do Rio de Janeiro.
-> Evita brócolos
A nutricionista norte-americana Katherine Brooking , os brócolos provocam inchaço por serem uma fibra solúvel, que não quebra até atingir o intestino grosso – onde a sua digestão provoca muitos gases. Além disso, o brócolos contém um açúcar complexo que produz gases
-> Come mais farelo de aveia
O farelo de aveia é um grande aliado das mulheres que desejam perder gordura abdominal e melhorar o funcionamento do intestino. Ele pode ser usado com um dos ingredientes para fazer pães, sumos e bolachas ou até mesmo para complementar, como um “tempero”, para uma fruta ou doce, por exemplo.
Para o endocrinologista Alfredo Cury, do Spa Posse do Corpo, a aveia é um grão potente, rico em minerais como cálcio e ferro, além de possuir vitaminas do complexo B e E, proteínas e fibras. “Entre os seus benefícios, é capaz de promover sensação de saciedade, melhorar o funcionamento intestinal, facilitar a digestão, controlar a pressão arterial, diminuir colesterol ruim, ou seja, todos fatores que ajudam a diminuir a barriga. O indicado é comer 30 gramas do alimento por dia, o equivalente a três colheres de sopa”, afirma
-> Evita feijão
Ainda segundo Katherine Brooking, o feijão produz muitos gases intestinais, pois eles contêm  um tipo de açúcar complexo formado por moléculas que são muito grandes para o intestino delgado. Por isso quem come uma feijoada, por exemplo, fica com a barriga extremamente inchada.