O formato de umas sobrancelhas podem causar muitos efeitos negativos, como fazer a testa parecer maior, aumentar o nariz, dar a impressão de parecer mal-humorada ou envelhecida. A principal forma de fugir desses efeitos, é manter as sobrancelhas com o formato mais natural possível! Nada de afinar muito ou tentar arquear as sobrancelhas para tentar ter um olhar mais sensual. Deves respeitar o formato das tuas sobrancelhas.
Mede a sobrancelha de acordo com o rosto: O formato do teu rosto é que vai determinar como deve ficar a sobrancelha. Usa um lápis para medir o ponto inicial (perto do nariz) e o ponto final (a “cauda” da sobrancelha).  Posiciona o lápis verticalmente, passando pela dobra do nariz, para fazer o limite interno da sobrancelha (1). Depois, coloca o lápis na diagonal, passando da aba do nariz até o canto externo do olho, para marcar o limite externo.

Umas sobrancelhas
Umas sobrancelhas

Também podes delimitar o ponto em que a sobrancelha geralmente é mais alta: é aproximadamente o lugar que o lápis aponta quando está posicionado levemente na diagonal, passando pela aba lateral do nariz e no canto da pupila do teu olho.
Usa um lápis para marcar: Para deixar os limites da sobrancelha bem demarcados, faz uma risca com o lápis nos pontos que mediste. Para evitar falhas, também podes pintar com um lápis branco toda a pele ao redor da sobrancelha: os pelos que ficarem nessa área branca devem ser retirados.

Pinça: Escolhe a pinça de inox (mais fácil de ser esterilizada) e com formato sextavado para facilitar a retirada, principalmente se ainda não tenha muita habilidade. A mão deve estar posicionada como se você estivesses a escrever. “Nessa posição, a pinça fica deitada, dando tanto agilidade e leveza quanto o apoio e a firmeza que são fundamentais para não errar”. Também é importante respeitar o formato natural da sobrancelha, afiná-la demais ou forçar desenhos diferentes pode não combinar com o rosto.

Umas sobrancelhas
Umas sobrancelhas

Começa do lado certo: “Se fores apenas limpar, começa de fora para dentro”. Mas, se for preciso fazer o desenho, começa no sentido inverso para teres mais cuidado e conseguires um melhor resultado. A ideia de que tirar os pêlos da parte superior é incorrecto não passa de mito: “Há pessoas que precisam retirar os pêlos dessa região para ficar com um formato mais bonito, é só não exagerar na remoção”.
Apara os pêlos: Segundo a designer Deise, nem sempre é preciso cortar os pêlos. Isso vai depender do formato que a sobrancelha tiver naturalmente. Se necessário, apara os pêlos mais longos.  Depois penteia  com uma escova para conseguires visualizar as regiões com mais concentração de pêlo. “Tira com a tesoura apropriada apenas as pontinhas que ficarem fora do desenho e que não estiverem em regiões onde os pêlos são mais ralos”. Preserva os pêlos que servem para disfarçar possíveis falhas.