Fazer a cama é uma das actividades que a maior parte das pessoas realiza ao acordar, ou a qualquer outra hora do dia.

Também vais gostar destes:
Todos vão querer tirar uma soneca no quintal com esta cama fantástica!
Camas especiais para dormir ao lado do teu animal de estimação!

Consideramos que é imprescindível para que a nossa casa esteja bem organizada e o nosso quarto fique mais confortável. Porém,  um estudo recente publicado pela Universidade de Kingston assegura não ser tão bom como parece, e inclusive pareceria ter efeitos negativos na saúde.
Qual é a explicação para isso?

Os pesquisadores revelaram que o acto de colocar perfeitamente os lençóis e a coberta cria um ambiente perfeito para que os ácaros se instalem e prolonguem suas vidas.
Ao fazer a cama estamos a cobrir os ácaros e aracnídeos que habitam nos lençóis, contribuindo para aumentar a sua expectativa de vida.
Mesmo que não consigamos perceber, os lençóis e colchas têm humidade e calor, que se geram devido ao suor que produzimos quando dormimos. Essa humidade, somada à pouca ventilação, cria o lar perfeito para os ácaros, que podem prolongar facilmente as suas vidas durante muito tempo sem percebermos.
Ao propiciar um ambiente perfeito para os ácaros estamos sujeitos a sofrer de asma, eczemas ou dermatite, febre do feno cronica, diferentes tipos de alergias respiratórias e inclusive insónia.
Uma cama feita pode ser o lar de até 1,5 milhões de ácaros, por isso corremos o risco de desenvolver algumas dessas doenças.
Stephen Pretlove, afirmou que para evitar as doenças causadas pelos ácaros o melhor é combatê-los, evitando fazer a cama assim que nos levantamos. Quando não fazemos a cama os ácaros podem ser eliminados com mais facilidade, principalmente se permitimos que a ventilação entre em nosso quarto.
Os ácaros podem ser eliminados com ar fresco e exposição ao sol,ou seja, para evitar que se proliferem na nossa cama o ideal é deixar os lençóis guardados e abrir as janelas do quarto.
Essas descobertas podem ser a chave para a prevenção de doenças alérgicas ou similares, o que poderá ajudar no seu tratamento. Portanto, quem não costuma fazer a cama, agora não tem desculpa. E aqueles que o fazem com frequência, principalmente depois de levantar, deveriam começar a considerar essas recomendações para evitar a proliferação e expectativa de vida dos ácaros.