Já sabes qual foi o verdadeiro motivo pelo qual a mãe deixou a filha no chão do aeroporto?
Pessoas de todo o mundo partilharam recentemente a imagem de uma mulher sentada a mexer no telemóvel enquanto um bebé estava deitado no chão. As críticas foram incisivas, afinal não é um absurdo que uma mãe coloque o filho no chão para usar o telemóvel? A que ponto chegamos? Onde vamos parar?
Essas perguntas indignadas foram feitas por gente do mundo todo que sequer imaginou que a situação poderia ser diferente do julgamento inicial provocado pela foto. A verdade é que aquela mulher não deixou o filho no chão para poder usar o telemóvel, verificar as redes sociais ou caçar Pokémons.
A imagem, que viralizou depois de ser publicada no Twitter, trazia a pergunta indignada: “Quem deixa o bebé no chão dessa forma?”. Pessoas do mundo inteiro perguntaram como uma mãe pode deixar uma criança tão pequena deitada no chão de um saguão de aeroporto.
A Delta Airlines, uma companhia aérea norte-americana, assumiu a responsabilidade pela cena que chocou tantas pessoas. Acontece que recentes falhas técnicas fizeram com que muitos passageiros da Delta perdessem os voos e fossem obrigados a esperar por muito tempo até que pudessem embarcar.
Molly Lensing, a mulher que aparece na foto, tinha ido visitar o irmão, acompanhada da filha, que tem 2 meses de idade. No momento em que a foto foi tirada, ela estava no Aeroporto Internacional Hartsfield-Jackson, em Atlanta, onde esperava há dias para fazer uma conexão.
O voo dela foi cancelado várias vezes seguidas, e a companhia não conseguiu nem mesmo um hotel para que ela pudesse dormir com a filha. À espera de um horário para poder voltar para casa, ela e a criança dormiram no chão do aeroporto mesmo.
Também vais gostar destes:
– Abraço de aeroporto
– Aterragem maravilhosa no aeroporto de Lisboa
Longa espera
Depois de dois dias de espera, ela deu uma entrevista enquanto trocava a fralda da filha no chão do aeroporto – na ocasião, Molly disse que estava feliz por pelo menos ter levado várias fraldas para a viagem. Cansada de esperar, e com a informação de que o voo que deveria ter saído na segunda-feira, seria reagendado somente para a quinta-feira , ela usou o telemóvel para mandar mensagem para os pais e ver com eles se havia a possibilidade de eles a buscarem de carro.
No momento da foto, Molly tinha acabado de levantar do chão, depois de dormir ao lado da filha, e tentava encontrar uma maneira de voltar para casa. A companhia aérea disse que está a tentar mudar a sua imagem diante dos seus clientes, embora não tenha dito nada sobre alguma forma de ressarcimento em relação à Molly.
De qualquer maneira, esse caso prova que estamos realmente acostumados a tecer julgamentos sem ter o conhecimento completo dos factos. Por trás de cada situação e de cada ser humano, há uma história a ser contada.