Uma pesquisa recente conduzida pelo professor Joseph Doyle, do MIT (Massachusetts Institute of Technology), nos Estados Unidos, concluiu que os filhos do meio podem ser uma verdadeira “ovelha negra” da família.
Eles dão mais trabalho?
A ordem de nascimento dos filhos tem influência em diversos fatores do desenvolvimento das crianças, incluindo até a probabilidade de uma pessoa ser delinquente no futuro.
O trabalho confirma a lenda da “maldição do segundo filho”, ao afirmar que estes costumam ser mais problemáticos tanto na idade escolar quanto na fase adulta.
Doyle e mais 4 pesquisadores avaliaram milhares de dados colhidos a partir de grupos de irmãos dos Estados Unidos e da Dinamarca.
A conclusão é que os filhos do meio apresentaram entre 25% e 40% mais chances de se envolverem em problemas sérios na escola ou com a lei, quando comparados com o filho mais velho da mesma família.
Tratamento dos pais é diferente
Uma das razões que faz os filhos do meio se meterem mais em sarilhos é a educação dada pelos pais. Isso porque os filhos mais velhos costumam receber mais atenção e até mais cuidados por serem os primeiros herdeiros. Quando o segundo filho chega, os pais ficam menos vigilantes.
Outro fator está relacionado com os modelos de vida de cada filho, ou seja, os primogénitos têm como inspiração direta os adultos da família. Já os segundos filhos espelham-se em figuras bem menos racionais, que são os seus próprios irmãos.
O estudo não pretende apontar como regra que todos os segundos filhos estão condenados a uma vida mais complicada. No entanto, ele serve de alerta para os pais que já têm ou pretendem ter mais herdeiros.
Também vais gostar destes:
-n11 motivos pelos quais nunca deves deixar os teus filhos sozinhos.
– Três truques de ouro que te ajudarão a parar de gritar com os teus filhos.
Afinal, o tratamento dado para cada filho pode, sim, tem um impacto no futuro deles!
E tu? És filho único, do meio, mais velho?