5 coisas que os filhos jamais esquecem sobre os seus pais.

Todos os pais querem ter filhos maravilhosos.

Uma das partes mais importantes da nossa vida é a infância. É onde se constroem os alicerces de uma mente saudável e de um coração limpo. Desta forma, algumas atitudes dos pais deixam uma marca para sempre: às vezes positiva, às vezes negativa, mas na maioria das vezes profunda. Aqui estão cinco destas condutas que os filhos poucas vezes esquecem.

Os filhos jamais esquecem os maus-tratos

Lamentavelmente, muitos pais assumem erroneamente que os maus-tratos são uma ferramenta para educar.

Pode ser que, com os maus-tratos, o pai ou a mãe consiga intimidar o filho para que ele faça exatamente o que ele/a quer. Mas esses maus-tratos também irão transformar-se no gérmen da falta de auto-estima e numa fonte de rancor. Eles colocam o filho numa situação muito complexa: ele ama e odeia ao mesmo tempo, e também aprende a temer. O coração de um filho é muito sensível, e se for ferido de forma constante, com o tempo ele irá se transformar numa pessoa insensível.

A forma como os pais tratam um ao outro

A relação entre o pai e a mãe é o padrão que a criança terá para formar uma atitude perante os relacionamentos amorosos. É muito provável que, quando for adulto, ele repita com a sua parceira de forma consciente ou inconsciente o que viu em casa entre os seus pais. Antes disso, ele provavelmente irá repetir com as pessoas que ama.

Os momentos em que se sentiram protegidos

Os pais são as pessoas em quem eles mais confiam para obter a sensação de segurança de que precisam para aprender e explorar o desconhecido. Assim, se são os pais os que causam este medo, eles vão se sentir totalmente desprotegidos.

Isto irá aumentar o sentimento de segurança dos filhos e irá fortalecer muito mais o vínculo de amor e de respeito com os pais.

A falta de atenção

Eles não irão acreditar que os amas se não passares tempo com eles para os conhecer e estar presente no mundo deles.

Os filhos nunca esquecem que o pai e a mãe deram uma camisa verde de presente, quando haviam dito até enjoar que queriam uma roxa, ou que prometeram algo que jamais cumpriram. Eles encaram isso como uma forma de abandono, como uma mensagem que diz: “Nãos és importante o suficiente”. Por isso ficará uma marca de dor nos seus corações.

Também vais gostar destes:
Avós que cuidam dos netos e convivem com a família vivem muito mais tempo, diz ciência.
O sangue faz-nos parentes, a lealdade torna-nos uma família.

A valorização da família

Os filhos vão sempre lembrar que o seu pai ou a sua mãe foram capazes de colocar a família como prioridade em diversas circunstâncias. As crianças precisam e gostam das celebrações, não importa se é com mais ou menos presentes. Também é muito importante para eles que o pai e a mãe levem o Natal a sério.

Se os pais colocam a família acima de tudo, o filho irá aprender o valor da lealdade e do afeto. Quando for adulto, ele também será capaz de deixar de lado outros compromissos para ir ver os seus pais quando precisarem dele. Ele se sentirá compensado e terá uma maior capacidade para dar e receber afeto.

Todas essas marcas deixadas durante a infância acompanham-nos pelo resto das nossas vidas. Muitas vezes elas representam a diferença entre ter uma vida saudável mentalmente e uma vida cheia de conflitos. Uma criação repleta de amor e de carinho é o melhor presente que um ser humano pode dar a outro.

Artigos Relacionados

Últimas

Quem é o teu concorrente preferido do “Big Brother”.

Quem é o teu concorrente preferido do 'Big Brother'. A competição está a aquecer com o aproximar da grande final, que promete ser um...

Amiga de Catarina Miranda adverte Francisco Monteiro e oferece conselho.

Amiga de Catarina Miranda advertiu Francisco Monteiro e ofereceu conselho. No universo do "Big Brother 2024", as opiniões sobre os concorrentes e suas estratégias...

A Ferver

Quem é o teu concorrente preferido do “Big Brother”.

Quem é o teu concorrente preferido do 'Big Brother'. A competição está a aquecer com o aproximar da grande final, que promete ser um...

Amiga de Catarina Miranda adverte Francisco Monteiro e oferece conselho.

Amiga de Catarina Miranda advertiu Francisco Monteiro e ofereceu conselho. No universo do "Big Brother 2024", as opiniões sobre os concorrentes e suas estratégias...