Um estudo científico do Environmental Working Group selecionou — organização norte-americana sem fins lucrativos – revelou que fruta mais suja de 2018 é o morango!

A lista inclui 12 entradas, tanto frutas como vegetais, e nela figuram alimentos como espinafres (o 2º classificado do estudo), nectarinas, maçãs, uvas, pêssegos, cerejas, peras, tomates, aipo, batatas e pimentos — todos eles enumerados segundo o ‘ranking’ de sujidade.

No caso particular dos morangos, o estudo mostrou que uma única amostra tinha a presença de 20 pesticidas. Mais de 98% de todos os casos revelaram a existência de pelo menos um pesticida.

Impacto nas doenças crónicas

As crianças são as mais vulneráveis aos malefícios destes químicos já que os pesticidas podem dar origem a problemas de neurodesenvolvimento ou de comportamento, defeitos de nascença, asma ou cancro,explicam os autores do relatório de 2012 da American Academy of Pediatricians, que são citados pelos organizadores do estudo.

Lavar os alimentos debaixo de água corrente pode ser uma boa forma de eliminar ou reduzir a presença destes químicos, desde que o tempo de exposição a água corrente seja igual ou superior a 30 segundos.

Também vais gostar destes:
A melancia é a fruta que mais ajuda o organismo a combater o stress e a ansiedade.
Agora já podes cultivar frutas mesmo que não tenhas um jardim. Aprende como.

Porém, um estudo recente da Universidade de Massachusetts Amherst afirma que o método mais eficiente de limpar alimentos é deixá-los mergulhados numa solução de água com bicarbonato de sódio.

FONTEObservador

Partilha