Um acto que para todos é quase automático, para os pacientes com Parkinson pode ser um desafio, de se alimentarem sozinhos com talheres. Os tremores que não são controlados, causados por esta doença, além de derrubar a comida causa muito constrangimento para estas pessoas, em restaurantes e no trabalho.
A Doença de Parkinson é uma doença crónica que afecta o sistema motor, ou seja, que envolve os movimentos corporais, levando a tremores, rigidez, lentificação dos movimentos corporais, instabilidade postural e alterações da marcha.
A empresa Lift Lab recentemente comprada pelo Google (set/2014) tinha o projecto liftware spoon, uma colher que reage ao tremor da mão deixando a colher o mais estável possível, possibilitando que  76% do alimento permaneça na colher, facilitando que a pacientes com Parkinson se alimentem com mais autonomia.
“Nós queremos ajudar as pessoas nas suas vidas diárias e, em longo prazo, aumentar a compreensão sobre esse tipo de enfermidade” disse Katelin Jabbari, porta-voz do Google.

Sergey Brin, um dos fundadores do Google, convive com Parkinson bem de perto, a sua mãe sofre da doença, e já fez uma doação de US$ 50 milhões para pesquisas relacionadas a esse tipo de enfermidade. Ainda bem que o fez :)

FONTEUol Tecnologia