Quase todos os que têm olhos castanhos gostavam de os ter azuis. Olhos azuis para muitos são fascinantes e naturalmente em fotos têm sempre grande destaque e são largamente apreciados. Os bebes nórdicos são muito admirados pela cor dos olhos, mas essa cor vai mudando ao longo da vida. A mais bela de todas é o chamado “azul bebe”.

Olhos azuis
Olhos azuis

Apenas 10% da população do mundo tem o azul como cor dos olhos, os restantes 90% pertencem a pessoas com olhos castanhos, mas nem sempre foi assim.
Segundo o professor Hans Eiberg, da Universidade de Copenhaga, na Dinamarca, há 7000 anos todos os seres humanos tinham 100% olhos castanhos, mas nasceu um bebé em Espanha com olhos azuis o que se terá devido a uma mutação genética. OCA2 é o gene responsável por esta mutação que mudou a cor dos olhos das pessoas.
Com o passar do seculos e devido à emigração o gene dos olhos azuis se espalhou por toda a europa. Para Hans, todas as pessoas que nos dias de hoje nascem com olhos claros têm a mesma descendência espanhola independentemente da distância que estão da Espanha.
O mais impressionante é que estudos científicos comprovam a teoria do professor dinamarquês.

Olhos azuis
Olhos azuis

Quem tem olhos claros tem também, por norma, um cabelo loiro, mas cada vez mais nascem pessoas de pele escura e olhos claros. Na teoria, todos os olhos são azuis, mas a melanina e os pigmentos que são responsáveis pela cor da pele e olhos é castanho.
Agora já sabes de onde vem aquele amigo ou amiga que tem olhos claros.
Muito curioso não vos parece?