Existem 7 indícios de cancro no pulmão que precisas conhecer, já que ele não escolhe raça, género, classe social e nem idade e por isso talvez ele seja tão assustador.

Entre as mulheres, os tipos mais comuns são de mama, colo de útero, pulmão, cólon e reto, útero e glândula tiróide. Já nos homens são os de próstata, pulmão, estômago, cólon e reto e cavidade oral.

O cancro de pulmão atinge com frequência tanto homens como mulheres e já se sabe que ele tem um principal causador, o cigarro. Os médicos ainda afirmam que para ter maiores chances de cura é preciso diagnosticar a doença com rapidez. Assim, vê abaixo os 7 primeiros e principais sintomas do cancro de pulmão que podem ajudar a detectar a doença precocemente.

1. Tosse frequente

Indícios de cancro
Indícios de cancro

Uma tosse que chega junto com um resfriado é normal, principalmente se ela desaparecer dentro do período de uma semana. Porém, se a tosse se mantiver para além de duas semanas e se houver sangue, é importante que procures um médico para avaliar o que pode estar a acontecer.

2. Dificuldade para respirar

A dificuldade na respiração é um sintoma comum para pacientes com cancro de pulmão. Isso ocorre por conta da acumulação de fluidos no pulmão como decorrência da doença, o que reduz a capacidade de funcionamento do órgão. Esse sintoma é ainda mais preocupante quando a falta de ar começa a surgir repentinamente em atividade que antes não eram tão custosas.

3. Dor no peito, nas costas ou ombros

Se a dor no peito piora a cada tossida, respiração ou gargalhada é preciso avaliar o teu pulmão. Essa dor pode ainda se estender para as costas e ombros. Consulta um médico para descartar a possibilidade do cancro, muitas vezes essa dor pode ser apenas um mau jeito temporário.

4. Ruído / assobio ao respirar

Indícios de cancro
Indícios de cancro

O assobio ao respirar significa que o ar tem que passar por vias aéreas mais estreitas, mas somente esse sintoma não significa que tenhas o cancro. O ruído ao respirar é sinal de alguma doença respiratória, por isso é importante consultar um médico.

5. Perda de peso repentina

Por volta de 15% dos pacientes diagnosticados com cancro de pulmão relatam ter percebido uma perda de peso inexplicável antes de terem recebido o diagnóstico. Isso ocorre porque o cancro de pulmão afeta o metabolismo podendo até mesmo alterar o apetite da pessoa. Observa e relata todos esses comportamentos ao consultar o médico.

6. Dor nos ossos

Se  sentes dor nos ossos, pode ser sinal de que o cancro de pulmão já os atingiu. O incómodo costuma surgir nas regiões da coluna, costelas, quadris e coxas.

Também vais gostar destes:
O sumo desta erva pode destruir células do cancro em menos de 24 horas.
Esta é a principal causa de Parkinson e de cancro colo-rectal!

7. Dor de cabeça

Muitas pessoas sofrem com dor de cabeça mas isso também pode ser um sintoma de cancro no pulmão e pode ser um sinal de que as células cancerígenas chegaram até o cérebro. Isso vai fazer com que menos sangue chegue até o cérebro causando uma dor forte e latejante.

Conforme falamos, estar atento a esses sinais é crucial para a rápida detecção da doença proporcionando assim maiores chances de cura. Na dúvida, consulta um médico. E partilha esse importante artigo com amigos e familiares.

FONTEPerfeito

Partilha