5 exercícios para desenvolveres a tua inteligência emocional.

A inteligência emocional é uma dimensão da nossa vida que todos nós deveríamos desenvolver e gerenciar adequadamente. Saber ouvir o outro, compreender as emoções alheias, controlar as suas próprias emoções, saber se comunicar e promover o respeito mútuo é essencial para uma boa convivência.
É um tipo de inteligência que deveria ser incluída no currículo escolar para desenvolver nas crianças as habilidades básicas. É uma forma de auto-conhecimento, de auto-controle e expressividade, de conhecer seus próprios limites e, ao mesmo tempo, se impor para evitar possíveis manipulações.
Como já sabemos, não é mais inteligente aquele que tem um QI elevado, o que tem um trabalho melhor ou aquele que se dedica a acumular “coisas”. A verdadeira inteligência está associada a uma felicidade genuína, que nos deixa orgulhosos por sermos o que somos e com o que temos, seja muito ou pouco. Então, por que não praticar esses exercícios simples para melhorar a nossa inteligência emocional?

1- Conhecer a si mesmo
Conhecer a si mesmo é uma aventura que dura uma vida inteira. É um esforço diário, fixando objetivos e aprendendo com eles; é um exercício de introspecção que fazemos toda manhã. Pergunte a si mesmo o que deseja para hoje e para amanhã.
Quando a noite chegar, reflete sobre como te sentiste durante todo o dia. Agiste querias? Expressaste-te de acordo com os teus valores? Faz perguntas a ti mesmo e escrevaeum diário, numpapel qualquer ou um livro de pensamentos. É um exercício simples, mas de grandes resultados.

2- Equilíbrio emocional
Pensa nas tuas emoções como uma balança, onde não vale a pena chegar aos extremos, porque sempre acabamos perdendo. Não te deixes manipular e nem revidas palavras cheias de raiva ou fúria. O ideal é o equilíbrio, nunca chegues ao limite das tuas emoções.

Quando perceberes que está prestes a “explodir” visualiza uma pequena sala tranquila e arejada; é o teu palácio de pensamentos. Esta sala é um espaço só teu, utilizeao sempre que precisares. Antes de agires, pensa, reflete e analisa a situação. Quando te sentir es equilibrado emocionalmente, toma a tua decisão.
Ninguém tem mais controle sobre a tua vida do que tu mesmo, nunca te esqueças disso. Portanto, não permitas que outras pessoas te levem a perder a calma ou a tua identidade, trabalha o teu equilíbrio interior.

3- Empatia
A empatia é um conceito que faz parte da inteligência emocional e todos nós conhecemos e valorizamos. No entanto, não o colocamos em prática tanto quanto deveríamos. É mais fácil se colocar no lugar de pessoas que nos transmitem sentimentos positivos. Nos identificamos com elas e o nível de compreensão e intimidade é maior.
Mas, por que não tentar a empatia com alguém que nos incomoda? Por exemplo, aquele chefe que não te respeita, o colega que sempre fala mal dos outros e só procura problemas. Tente colocar-te no lugar deles, e talvez descubras o que está por trás desse comportamento. Pode ser insegurança, baixa autoestima… experimenta, pode ser uma boa aprendizagem.

4- Motivação
Pode ser que estejas um pouco desanimado. Mas a partir deste momento faremos um exercício simples: vamos olhar somente para o lado positivo das coisas e esquecer o lado negativo. Levanta-te todos os dias pensando em algo que te anime e que desejas conseguir.
“A vida sem esperança não é vida, procura a tua motivação diária”.
Qualquer coisa pode ser útil para nos motivar: tomar um café naquela cafeteria que não conheces, ligar para uma pessoa que não vemos há muito tempo, comprar um vestido novo, planear uma viagem para o final da semana, começar um curso de ioga ou pintura ou sorrir um pouco mais…

Também vais gostar destes:
Pessoas que bebem muito café podem ter dificuldade em expressar emoções!
Desbloqueia emoções más

5- Habilidades sociais
Vamos tentar nos comunicar um pouco melhor. E não apenas por palavras, mas com os gestos também. Chega mais perto das pessoas, dá um sorriso, acaricia, dá um tapa no ombro ou um abraço e percebe que a reação delas será diferente.
Procura e oferece emoções positivas, olhe nos olhos e  tenta ouvir a pessoa que está na tua frente. Talvez descubras muito mais coisas do que com simples palavras. Coloca que tudo isso em prática, desenvolve a tua inteligência emocional e sê mais feliz, fazendo os outros felizes também.

Artigos Relacionados

Últimas

TVI pode barrar Catarina Miranda na final do Big Brother.

TVI pode barrar Catarina Miranda na final do Big Brother. A concorrente tem sido uma figura central na edição atual do "Big Brother", atraindo...

Catarina Miranda revela quem será o primeiro membro do seu grupo a ser expulso no Big Brother.

Catarina Miranda revelou quem será o primeiro membro do seu grupo a ser expulso no Big Brother. Durante uma tarde de táticas e antecipações,...

A Ferver

TVI pode barrar Catarina Miranda na final do Big Brother.

TVI pode barrar Catarina Miranda na final do Big Brother. A concorrente tem sido uma figura central na edição atual do "Big Brother", atraindo...

Catarina Miranda revela quem será o primeiro membro do seu grupo a ser expulso no Big Brother.

Catarina Miranda revelou quem será o primeiro membro do seu grupo a ser expulso no Big Brother. Durante uma tarde de táticas e antecipações,...