Jogar playstation regularmente pode ajudar a livrares-te de uma dor, melhorar a tua visão e ainda vencer a ansiedade.

Os pesquisadores mostraram que os jogadores são especialmente habilidosos em encontrar detalhes em cenas confusas e movimentadas e poderiam lidar com mais elementos de distracção do que a média das pessoas.

Os dois cientistas, Shawn Green e Daphne Bavelier, descobriram, ainda, que a visão de qualquer pessoa pode melhorar depois de apenas alguns jogos.

Eles realizaram uma bateria de testes que mediram as habilidades visuais básicais com dois grupos de pessoas: jogadores experientes de video game e pessoas que nunca jogaram.

Nos testes, os participantes viam, no canto da tela, uma espécie de desenho. Na sequência, tinham que identificar, em meio a vários círculos, qual figura era igual ao modelo apresentado antes.

Jogadores experientes foram muito melhor no teste e completaram a tarefa bem mais rápido que os outros. O desempenho melhorou ainda mais à medida que o teste ficou mais difícil, e os círculos eram preenchidos com formas mais confusas.

Outro teste em que os jogadores de video game se saíram bem foi o da “piscada”. Eles viam uma figura e, na sequência, um segundo desenho aparecia, mas este último por apenas meio segundo ou um décimo de segundo. Os participantes tinham que identificar o que havia aparecido na tela.

Jogar video game melhora a capacidade de atenção visual e sua distribuição espacial“, escreveram os pesquisadores num artigo publicado na revista científica Nature desta semana.

Também vais gostar destes:
Homens inseguros fazem jogos para parecer que não estão nem aí para ti.
Homem evita acidente de carro graças aos jogos da playstation.

Ao forçar jogadores a fazer muitas tarefas diferentes ao mesmo tempo, os jogos de ação pressionam ao limite três diferentes aspectos de atenção visual“, escreveram os pesquisadores.

Apesar de esse tipo de jogo ser visto como uma actividade meio tola, ele é capaz de alterar significativamente o processo de atenção visual.
FONTEBBC Brasil


 
Partilha