O hábito de tomar medicamentos orais leite, café, refrigerante ou sumo é comum entre muitas pessoas. O método, porém, não é indicado por médicos, pois desencadeia reacções químicas que podem comprometer sua eficácia quando ingeridos com líquidos diferentes.
Leite corta o efeito do remédio?
Ao contrário do que muita gente imagina, não é nada saudável tomar comprimidos com leite, especialmente no caso de antibióticos à base de tetraciclina. Neste caso, o composto presente no medicamento liga-se ao cálcio do leite, formando aglomerações que cortam o efeito do medicamento.
Podemos tomar remédios com chá?
Chás tampouco são indicados como aliados na ingestão de remédios orais. Isso porque a infusão possui grande concentração de tanino, uma substância química que pode retardar ou mesmo comprometer totalmente a eficácia do medicamento.
Outras reacções químicas que prejudicam o efeito de comprimidos também podem ocorrer se eles forem ingeridos com sumos, refrigerantes ou café. No caso da última bebida, o paciente pode sofrer com efeitos colaterais como ansiedade, nervosismo ou palpitações.
Qual a forma correcta de tomar medicamentos?
Qualquer remédio de via oral deve ser tomado apenas com água e nenhum outro líquido. Além disso, existe até uma quantidade indicada por médicos: de 200 ml, ou seja, um copo cheio.
O correto é beber a água aos poucos, dando pequenos goles. Para facilitar o caminho do medicamento até o estômago a pessoa ainda deve estar de pé e, caso seja necessário se sentar ou deitar, ela deve esperar cerca de 2 minutos depois de ingerir a pílula.
Também vais gostar destes:
– Medicamentos para o sono e ansiedade MATAM mais do que a cocaína.
– 2 medicamentos muito utilizados para a dor que podem aumentar a chance de enfarte.