Estamos no mês disso mesmo e, como tal, é importante aprender a ler uma nota de liquidação do IRS.

Loading...

Quem tem o IRS Automático tem a possibilidade ANTES de entregar a declaração de ver com detalhe se está tudo bem com os seus dados e dos seus filhos. Clica em “Nota de Liquidação”. Vão aparecer valores semelhantes a estes.

ler uma nota de liquidação do IRS

Este exemplo é de uma Declaração de IRS Automático. Têm apenas os valores totais, não têm o valor da dedução. Mas este valor TEM de bater certo com a página das deduções que viste e confirmaste até 15 de Março.

ler uma nota de liquidação do IRS

Na página das deduções (que não aparece no preenchimento do IRS), tem lá o valor da dedução – que é uma percentagem do valor total das despesas – conforme o sector. Soma todos os valores que aparecem nas barras coloridas por baixo de cada categoria.

A soma desses valores todos  é que dá o total de todas as deduções que vão abater no imposto que tens de pagar.

Como confiro se está tudo bem?

Quer no IRS automático, quer no normal, podes carregar em “Nota de liquidação” antes de submeter. Aí vais encontrar esta aparente “embrulhada”.

ler uma nota de liquidação do IRS

Deves percorrer primeiro a primeira coluna e só depois passam para a segunda.

Basicamente, na segunda linha da segunda coluna (sublinhado a vermelho) tens as Deduções à colecta.

Ao somares todos os valores das “barras” da página das deduções vossas e dos teus  filhos, tens de dar este total que aqui aparece (incluindo as Despesas Gerais Familiares e a “Exigência de IVA”). Se te quiseres dar a esse trabalho é a maneira mais simples de confirmar que estão lá mesmo.

A outra linha que deves conferir – e que está a dar alguns problemas – é a linha sublinhada a verde: as retenções na fonte. Verifica se o valor é exactamente igual ao que está na declaração da tua entidade patronal.

Há casos em que um ou dois meses falharam a entrada nas Finanças e logo essas pessoas vão pagar mais de IRS ou vão receber menos de reembolso. Esse erro terá de ser corrigido para não serem prejudicados. É esta linha que deves verificar também com muita atenção porque, como podes ver no grafismo é aí que vão subtrair o vosso imposto que tens de pagar.

Também vais gostar destes:
Sabias que podes receber o reembolso do IRS em menos de 15 dias?
Já podes consultar a página das deduções COMPLETA do IRS.

Bom IRS!

(NOTA: Ainda é cedo para entregar o IRS. Esperem até dia 15 se puderem. Estão a ser relatados muitos erros e “estranhezas”). 
FONTEContas Poupança

Partilha
Loading...