A lição de vida que esta senhora já de idade dá à neta é incrível.
Esta neta contou à sua amada avó que o marido a andava atrair.
Existem dificuldades que, muitas vezes, nos deixam sem capacidade de pensar claramente no que nos é possível fazer para contrariar o rumo das circunstâncias. Certamente foi o que aconteceu a esta jovem que estava a viver o pior pesadelo da vida de casada: A TRAIÇÃO, a INFIDELIDADE. No seu desespero recorreu aos ensinamentos da avó e desabafou o que lhe estava a acontecer.
Com a calma que só a idade consegue dar esta idosa senhora levou a neta para a cozinha.
Lá ela encheu 3 panelas com água e colocou-as no fogão.
Quando a água começou a ferver ela colocou em cada uma das panelas cenouras, ovos e café, no mais puro silencio e a neta só observava.
Vinte minutos depois desligou o fogão e em 3 tigelas deitou o café numa noutra, colocou os ovos e na terceira as cenouras. E perguntou à neta:
“Diz-me o que vês?”
“Cenouras, ovos e café,” respondeu a neta.
A avó aproximou as tigelas para mais perto e pediu para que ela experimentasse as cenouras. E assim fez a neta, notou que as cenouras estavam macias. A avó então pediu que ela pegasse nas mãos um ovo e o partisse. Depois de retirar a casca, ela observou atentamente o ovo cozido.
Por fim, pediu que a neta degustasse o café. A neta sorriu quando provou o aroma delicioso, e perguntou: “O que significa isto, avó?”
Então a avó explicou que tanto as cenouras como os ovos e o café tinham enfrentado a mesma adversidade: água muito quente. E que cada um deles reagiu de uma forma bem diferente. A cenoura era forte, firme e inflexível. No entanto, após ter sido submetida à água muito quente, amoleceu e tornou-se mais frágil. Os ovos eram frágeis com uma casca fina que protegia o líquido no interior, mas depois de colocados na água muito quente, o interior tornou-se mais rijo. Por fim, o pó de café foi o único que, depois de colocado na água, mudou a água por completo.
“Qual deles és tu?”, Questionou a avó. “Quando a adversidade bate na tua porta, como respondes? És uma cenoura, um ovo ou o café?”
Pensa nisso: Quem sou eu? Sou como a cenoura que parece ser forte, mas que murcha com a dor e a adversidade? Fico frágil e perco a força e a vontade de continuar?
Será que sou um ovo, que começa com um interior maleável e mole, mas muda com o calor? Será que eu tenho um espírito flexível, mas depois da morte, uma separação, uma dificuldade financeira ou algum outro problema, eu torno-me mais difícil e dura? Será que minha casca parece a mesma por fora, mas no interior estou mais amarga, com um espírito e coração mais endurecidos?
Ou eu sou como o pó de café, que muda completamente a água quente e a própria circunstância que traz o sofrimento? Quando a água fica quente, ele liberta a sua fragrância e sabor.
Com esta simples lição aprendemos que está nas nossas mãos ser cenoura, café ou ovo.
Também vais gostar destes:
– Para a minha avó: Eras uma alma pura, a minha doce e ternurenta velhinha
– Os netos são a luz e as alegrias de seus avós!
Qual deles se adequa melhor quando enfrentas um problema seja ele de saúde financeiro ou familiar? Será que é melhor ser firme como a cenoura mas que após algum tempo amolecemos e ficamos frágeis? A melhor opção será ser ovo que nos faz endurecer com as pancadas que a vida nos vai dando tornando-nos mais frios e distantes?
Provavelmente o melhor é ser mesmo o café que tem a capacidade de mudar de forma completa e inequívoca tudo o que esta à nossa volta. Se a vida nos dá tristeza, nós transformamos em alegria, doença em saúde, pobreza em riqueza, descrença em fé inabalável.
Esta é a lição mudar para melhor tudo o que de mau esta perto de nós.