É fundamental lidar com o esgotamento nervoso que reflecte um estado de cansaço extremo. O mesmo tem diversas causas e sintomas.
Acordas e deitas-te cansado? Sentes esse cansaço extremo há algum tempo e não melhora com uma boa noite de sono ou com um dia de trabalho menos extenuante?
Esse estado de exaustão permanente pode indicar que estás com um esgotamento nervoso e que precisas de alterar os teus hábitos de vida ou mesmo pedir ajuda a um profissional qualificado.
Esgotamento nervoso é o termo utilizado para descrever um período de intenso sofrimento mental, durante o qual a pessoa tem muita dificuldade em manter o seu funcionamento habitual e o stress físico, bem como o emocional prejudicam a capacidade da pessoa funcionar de maneira eficaz.
Os sinais e sintomas de um esgotamento nervoso são variáveis de pessoa para pessoa.
No entanto, os sinais mais comuns são os seguintes:
1) Sintomas depressivos: tristeza intensa; perda de esperança; choro fácil: pensamentos negativos sobre a vida em geral;
2) Alterações de humor súbitas e aparentemente inexplicáveis;
3) Sintomas de ansiedade: stress intenso; tensão arterial elevada; tensão muscular; tonturas; tremores; dores de estômago;
4) Cansaço desadequado em relação à actividade desempenhada;
5) Alterações de sono: insónia;
6) Alterações do apetite;
7) Ataques de pânico;
8) Falta de vontade de comparecer em eventos sociais;
9) Isolamento.
As causas que podem desencadear um esgotamento nervoso são o stresse laboral; um evento traumático recente, como por exemplo a morte de algum familiar próximo; sérios problemas financeiros; uma alteração de vida significativa, como é exemplo o divórcio; a privação do sono; bem como a história pessoal e/ou familiar de perturbação de ansiedade.
Felizmente é possível quebrar este ciclo de sofrimento físico e psicológico.
É importante recorrer a um profissional de saúde mental que faça o diagnóstico do estado mental e que ajude a pessoa a lidar com os sintomas.
Existem vários tratamentos que podem ajudar, como são exemplos, a terapia medicamentosa, a psicoterapia e o envolvimento em atividades prazerosas que induzam o relaxamento.
Também vais gostar destes:
– Esgotamento psicológico: quando a última gota enche o copo!
– Os 10 sintomas que revelam estares em esgotamento emocional.
A prevenção é igualmente de extrema importância.
Se sentes que estás a viver num estado de exaustão mental com o qual não estás a conseguir lidar ou se conheces alguém que se encontra esgotado, procure um médico e pede ajuda.