Mães exigentes criam filhas mais bem sucedidas.
Discutir com a tua filha adolescente pode resultar numa porta batida no teu rosto, mas estudos mostram que mães exigentes criam filhas mais bem sucedidas.
O estudo, conduzido na Universidade de Essex, acompanhou adolescentes de 13 a 14 anos de um banco de dados de 15.500 alunos. Descobriu que as meninas com mães exigentes têm uma maior chance de ir para a faculdade, são mais propensas a ser empregadas e ganhar um bom salário, e têm 4% menos probabilidade de engravidar na adolescência.
De acordo com o estudo, mesmo que a tua filha opte por andar com essas pessoas, o seu sucesso não deve ser afetado, contanto que continues a fazer o teu trabalho. Se ela estiver na companhia de pessoas mais dedicadas ao estudo, no entanto, podes reduzir o ritmo.
Mesmo que a tua filha descaradamente ignore os teus conselhos, eles ainda causarão um impacto positivo na sua vida, quer ela goste ou não.
Ericka Rascon-Ramirez, pesquisadora do estudo, explica: “Em muitos casos, conseguimos fazer o que acreditamos ser mais conveniente para nós, mesmo quando isso é contra a vontade de nossos pais. Mas não importa o quanto tenhamos tentado evitar as recomendações dos nossos pais, é provável que essa recomendações acabem influenciando, de maneira mais sutil, escolhas que consideramos extremamente pessoais.”
Lembra-te, esperar realização é bom, mas os resultados a longo prazo não funcionam, a menos que sua filha seja relembrada deles.
Pontos negativos da exigência
As exigências também trazem alguns pontos negativos, por isso é importante encontrar um bom equilíbrio.
Quando alguém é incomodado, por exemplo, se concentra no que a pessoa não está a fazer. Portanto, na próxima vez que lembrares a tua filha de fazer algo, faz com algo positivo. Talvez ela tenha feito todas as suas tarefas ou ajudado um irmão mais novo com a lição de casa. Não podes sempre se concentrar no negativo porque pode desgastar a tua auto-estima. Além disso, confia nela para fazer tarefas simples, como passear com o cachorro ou alimentar o gato. Quando ela tiver feito um bom trabalho, a elogie! É ótimo para sua auto-estima.
Também vais gostar destes:
– Mães e filhas: o vínculo que cura, o vínculo que fere.
– O que há por trás das crianças indisciplinadas?
Exigências também empurram uma sensação de controle sobre a tua filha, o que nunca é bom. Então, em vez de forçá-la a fazer o que queres, dá-lhe uma escolha e algumas consequências. “Se não fizeres a tua lição de casa, não vais assistir TV.” Desta forma, estarás lembrando-lhe da tarefa, mas também lembrando-lhe que ela tem uma escolha, o que lhe dá uma sensação de empoderamento.
___