5 formas de manteres a positividade quando és confrontado com adversidades!

5 formas de manteres a positividade quando és confrontado com adversidades!

Já alguma vez tiveste um daqueles dias onde o mundo inteiro parece ser como um pombo gigante, à espera de cagar à tua porta?
Claro que sim, todos nós temos dias assim e depois há sempre alguém que te diz para te manteres positivo. Dá vontade de esmagar de imediato…
Enquanto a nossa mente nos diz para nos mantermos positivos, os nossos sentimentos e emoções querem gritar ao mundo inteiro, onde podem enfiar os pensamentos positivos…
No entanto, independentemente de como nos sentimos, nós chegamos à conclusão, de que não nos irá fazer bem nenhum continuar a cantiga de vítima e temos que seguir em frente e enfrentar a situação.

Existem coisas que podemos fazer quando queremos mudar a nossa atitude, iluminar o nosso dia ou encurtar o nosso estado emocional negativo, quando o mundo parece estar contra nós.

As próximas 5, são alguns exemplos segundo o site One Wise Life.

1. DÁ UM PASSO ATRÁS PARA REFLECTIR SOBRE A REALIDADE À TUA VOLTA.
Quando estamos num estado negativo, temos tendência a ver os problemas muito maiores do que na verdade são, exageramos e vemos mais do que realmente existe.
Isto faz com que o problema se torne numa bola de neve e ainda ficamos pior.
Faz esta pergunta a ti próprio;
Existe alguma coisa que eu possa fazer neste momento? Esta pergunta, pode ajudar a trazer alguma claridade. Podes também falar com alguém da tua confiança. O facto de não estarem emocionalmente ligados ao problema, pode trazer mais claridade.

2. PROCURA VER ALGO DE POSITIVO NA SITUAÇÃO E CONCENTRA-TE NISSO.
Quando acabámos de ouvir más notícias é muito difícil concentrarmo-nos em algo positivo. Esta não será para todas as situações. Mas nalgumas situações funciona, ou então, pensar em algo completamente diferente, um momento de alegria. Às vezes só isso ajuda.
Quando atravessamos alguma dificuldade, temos tendência a achar que só acontece connosco, mas, a história da vida de pessoas bem sucedidas, tem pelo menos um capítulo de tragédia e muitas falhas que tiveram que ultrapassar. Lembre-se:
Nietzsche disse:
“O que não te mata, torna-te mais forte.”
Pessoas que sobreviveram adversidades e conseguiram melhorar a sua própria vida, acreditam nestas palavras, e olham para trás, com um certo orgulho pelo que ultrapassaram.

3. TENTA VER PARA ALÉM DAS DIFICULDADES.
Pensa em situações difíceis do passado que ultrapassaste e torna-te consciente. As presentes, também irão passar. Tenta imaginar como estarás daqui a um ano, 5 anos ou até 10 anos. Isto irá ajudar-te a concentrar no que for preciso fazer, para enfrentar e ultrapassar a situação, ao mesmo tempo, dando uma perspectiva de que é algo passageiro nas nossas vidas.
Isto ajuda a que não nos sintamos emocionalmente sobrecarregados, mediante alguns eventos ou até circunstâncias de vida.

4. PEDE E ACEITA AJUDA.
Pessoas bem sucedidas tem uma rede forte de apoio (amigos, conhecimentos), com quem podem contar em alturas de crise. Se tens amigos assim, é nas alturas de crise que deves pedir ajuda. Saber identificar quando precisamos de ajuda, não é um sinal de fraqueza, mas sim de força e coragem. Sentimo-nos quando temos possibilidade de ajudar alguém, por isso também devemos deixar alguém ter a mesma experiência por nos permitirmos ser ajudados, quando precisamos.
Uma boa rede de apoio não acontece por acidente, é algo que se constrói com o tempo, esforço e consistência. A melhor forma de construir uma rede de apoio assim, é seres tu próprio prestativo, dentro das tuas possibilidades, quando alguém precisa.
Aquilo que nós damos com coração, volta sempre em dobro para nós.
Se não tens amigos assim, ou mudaste-te para algum local onde não conheces ninguém, existem associações nas comunidades com o propósito de dar apoio a variadas circunstâncias. Em alturas que precises, vale a pena ver o apoio que têm para oferecer.

Também vais gostar destes:
– Queres encher a tua casa com dinheiro? Só precisas fazer isto!
As palavras têm poder: Aprende a ser positivo.

5. DESENVOLVE UMA ATITUDE DE GRATIDÃO.
Desenvolver a percepção de todas as coisas positivas na vida e relembrar regularmente das mesmas, é uma ferramenta perfeita para nos ajudar a conquistar adversidades e dificuldades que fazem parte da vida.
Pensar em todas as coisas positivas que temos na nossa vida é uma prática para o dia a dia, mas é especialmente importante em tempos difíceis.

Partilha a sabedoria.

Artigos Relacionados

Últimas

Comovente! Fanny Rodrigues cumpre sonho de menina ao lado de Tony Carreira: “Pessoa que me diz muito…”

Fanny Rodrigues cumpriu um sonho de menina ao lado de Tony Carreira. Após um período de férias, ela regressou com entusiasmo ao 'Somos Portugal',...

David Maurício fotografa o que “deveria ter acontecido”.

David Maurício fotografa o que “deveria ter acontecido”. Após a sua saída do "Big Brother 2024", ele provocou um burburinho nas redes sociais ao...

A Ferver

Comovente! Fanny Rodrigues cumpre sonho de menina ao lado de Tony Carreira: “Pessoa que me diz muito…”

Fanny Rodrigues cumpriu um sonho de menina ao lado de Tony Carreira. Após um período de férias, ela regressou com entusiasmo ao 'Somos Portugal',...

David Maurício fotografa o que “deveria ter acontecido”.

David Maurício fotografa o que “deveria ter acontecido”. Após a sua saída do "Big Brother 2024", ele provocou um burburinho nas redes sociais ao...