Um médico transformou um ventilador em nove com algumas alterações e bricolagem. De seu nome Dr. Alain Gauthier, anestesista do Hospital Distrital de Perth and Smiths Falls, em Ontário, no Canadá, ele é doutor em mecânica respiratória.
De acordo a CBC News, o médico assistiu a vídeos do YouTube criados por dois médicos de Detroit em 2006 e foi daí que surgiu a ideia.
Com a falta de ventiladores suficiente, o Dr. Alain Gauthier, alterou um dos ventiladores para tratar nove pacientes em vez de apenas um.
Para realizar a tarefa, é necessário juntar pacientes com tamanho e capacidades pulmonares semelhantes. Em seguida, várias mangueiras são conectadas ao ventilador para que ele funcione várias vezes na sua potência normal.
Gauthier disse estar preocupado com o facto de seu hospital não conseguir fornecer o número de ventiladores de que a população de alto risco precisa: “A certa altura, podemos não ter outras opções. A opção pode ser boa, em vez de deixarmos as pessoas a morrer, damos-lhes uma oportunidade.”, disse ele à CBC News.
Segundo a Canadian Press, o Dr. Gauthier diz que a ideia já tinha sido tentada uma vez antes, para as vítimas do tiroteio em massa em Las Vegas em 2017.