Apenas 1% das pessoas mantém os seus melhores amigos da primária quando chegam ao ensino secundário. Se a tua amizade durou ainda mais que isso, sente-te agraciado, tens sorte!
Quantos dos teus melhores amigos da época de colégio continuaram a figurar no panteão de amizades importantes da vida adulta? A resposta dada pela ciência não é muito animadora.
Um estudo da Florida Atlantic University analisou as amizades de 410 alunos da primária e falou com os envolvidos uma vez por ano até que se formassem no Ensino Secundário. E a análise mostrou que apenas 1% deles continuaram fiéis aos amigos até o fim da idade escolar.
Quando mudamos e amadurecemos, muitas das nossas ligações interpessoais enfraquecem, e pessoas que antes eram importantes dão lugar a outros indivíduos. A mudança de referências e de visão de mundo influencia directamente os nossos círculos sociais.
E o 1%?
Apesar de mudanças geográficas, ideológicas ou comportamentais, há amizades que resistem ao tempo e às reviravoltas da vida. Trata-se de uma relação de livre escolha, que depende de alguns pilares básicos para perdurar.
Também vais gostar destes:
– Para as amizades que decidiram ficar!
– Um homem salvou um touro das touradas e demonstra a amizade incrível entre eles.
A amizade dura quando as pessoas conseguem continuar a partilhar experiências significativas para ambos, quando ainda tem uma marca significativa na sua história para suportar diferenças e quando ainda tem algo a dizer uma para a outra.