Eu não escolhi a minha depressão: não me julgues, nem me rotules…

A depressão é a doença mais incompreendida e sobre a qual se constrói, em muitos casos, um autêntico estigma social. Há quem a considere trivial, quem a relacione com fraqueza ou falta de coragem, quando na verdade ninguém pode compreender as batalhas internas e a coragem necessária apenas para se levantar da cama e abrir uma janela no novo dia.
Segundo dados da OMS (Organização Mundial da Saúde), em 2030 a depressão será a primeira causa de incapacidade no mundo todo e, apesar disso, continua sendo uma das doenças mais difíceis de diagnosticar e que provoca mais sensação de isolamento social e incompreensão no paciente.
Eu não escolhi que o sofrimento entrasse na minha vida, nem a depressão é a etiqueta que me faz menos apto para a vida. Eu luto as minhas batalhas e não desejo a tua compaixão nem a tua indulgência, somente atsua compreensão e um apoio sem julgamento nem censura.
Apesar de sempre ser muito complexo entender quais mecanismos movem as engrenagens emocionais, sociais e neuroquímicas de uma depressão, o que é certo é que uma boa rede social e a qualidade das interações do dia a dia são fatores chave para o tratamento dessa doença.

O estigma social da depressão
Quando uma pessoa recebe o diagnóstico de que sofre de depressão, o seu contexto social mais próximo não sabe como reagir. O colega de trabalho lhe dirá coisas do tipo “fica bem logo”, algum familiar dirá que “herdaste isso da tua mãe“, e poucos, os mais sensatos, olharão no teu rosto e lhe dirão “estou aqui, não vou deixar-te cair”.
E se calçares os meus sapatos e sentires o que eu sinto? O meu mundo está fraturado em pedaços e não sei como reconstruí-lo, perdi o controle de tudo e avanço entre penumbras. Apenas entende-me, apenas hoje, coloca-te no meu lugar…

Razões pelas quais a depressão continua sendo um estigma em muitas ocasiões
Existe uma grande incompreensão sobre o que é a depressão e as suas tipologias. A depressão não é estar triste, nem ser volúvel, nem é coisa só de mulheres, nem apenas afeta os adultos. Ninguém escolhe a sua própria doença…

Em alguns casos, é a própria pessoa com depressão que prefere ocultá-la temendo a rejeição no seu meio familiar ou profissional, quando na verdade a única coisa que consegue é intensificar ainda mais o seu estado.
Às vezes a resposta inicial das pessoas que rodeiam alguém com depressão é boa, mas quando passa o tempo e não há melhorias nem mudanças positivas, elas tendem a responsabilizar a própria pessoa que “não quer se curar”. É uma realidade tão complexa quanto triste.

O impacto da rejeição social no cérebro deprimido
Graças a uma pesquisa interessante realizada na Universidade de Michigan (EUA) descobriu-se que quando uma pessoa sem depressão sente rejeição social, o cérebro reage por meio de um sofisticado mecanismo de defesa: secreta um tipo de analgésico natural para minimizar o dano e possibilitar reagir de forma mais ou menos eficaz.
Mesmo sabendo que cada um de nós reage de uma forma diferente frente a uma rejeição social, a pessoa com depressão “involui” frente a esse tipo de situação. É preciso, acima de tudo, lhe oferecer um maior número de interações positivas para favorecer melhorias, avanços.

Também vais gostar destes:
Depressão e intestino: uma questão de limpeza!
Depressão e intestino: uma questão de limpeza!

A causa de uma depressão está na forma como o cérebro trabalha e que o seu disparador sempre tem a ver com o ritmo de vida, o stress, as responsabilidades, o medo, a solidão, a incerteza… Empatiza com isso, a depressão pode afetar a qualquer um de nós.
Apoia a pessoa com depressão. É possível que não queira tomar a medicação, que escolha se trancar no seu quarto em vez de sair para passear, não deixes que fique na penumbra, não permitas que se transforme na sua própria doença.
Não julgues e não responsabilizes a pessoa se não notares melhoria em alguns meses. A depressão requer tempo, requer uma adequada reestruturação pessoal e cada paciente é um mundo, cada pessoa precisa das suas estratégias. Ajuda-a a descobrir as suas, aquilo que pode lhe devolver a esperança. Sê o seu facilitador, sê o seu guia nessa batalha onde todos juntos se farão vitoriosos…

Artigos Relacionados

Últimas

Iury Mellany Criticada no Desafio Final: “Está Atrelada a Miguel Vicente”

Iury Mellany Criticada no Desafio Final: Estratégia Dependente de Miguel Vicente A reta final do Secret Story – Desafio Final está cada vez mais acirrada,...

Nuffla no Desafio Final : O Caso “Ruben” e a Jornada de uma Mulher Determinada.

Nuffla do Desafio Final Com o Namorado: O Encantamento da Jovem. Flávia Monteiro , mais conhecida pelo seu nome artístico Nuffla , entrou para o...

A Ferver

Iury Mellany Criticada no Desafio Final: “Está Atrelada a Miguel Vicente”

Iury Mellany Criticada no Desafio Final: Estratégia Dependente de Miguel Vicente A reta final do Secret Story – Desafio Final está cada vez mais acirrada,...

Nuffla no Desafio Final : O Caso “Ruben” e a Jornada de uma Mulher Determinada.

Nuffla do Desafio Final Com o Namorado: O Encantamento da Jovem. Flávia Monteiro , mais conhecida pelo seu nome artístico Nuffla , entrou para o...