É comum a morte por envenenamento entre crianças. Algumas semanas antes do Natal, uma criança de 12 anos e de seu nome começou a sentir-se mal.

Logo após o Natal, uma menina de 12 anos, Alyssa Alcaraz começou a sentir-se mal e a sua mãe Keila levou-a imediatamente para o hospital na Califórnia, onde foi diagnosticada com uma gripe e os médicos disseram para a menina descansar, beber água e tomar um analgésico, que seria suficiente para ela ficar bem.

No entanto, três dias depois a menina morreu devido a um choque séptico e uma paragem cardíaca. A doença por envenenamento por sangue, também conhecida como Sepse ou sépsis normalmente não é diagnosticada a tempo.

A Sepse é uma infecção que se espalha pelo corpo inteiro e afeta os órgãos vitais. O sistema imunológico liberta uma série de substâncias que fazem com que os vasos sanguíneos percam a fluidez necessária para uma boa circulação sanguínea e os órgãos acabam por ser afectados, conduzindo à morte se não for diagnosticada a tempo.
Os sintomas podem ser facilmente confundidos com uma gripe, pneumonia ou condições semelhantes.

Outros casos semelhantes aconteceram, como são exemplo um jovem saudável, um personal trainer de 21 anos, Kyle Baughman que morreu em menos de 24 horas após ser diagnosticado com uma gripe; Pippa de 3 anos que foi erradamente diagnosticada com uma pneumonia; e ainda Rory, um menino de 12 anos, que vivia em Nova Iorque e que foi levado para o hospital com uma ferida feita no ginásio.

A Sepsis Alliance divulga que todos os anos 26 milhões de pessoas são afectadas por Sepse e que para prevenir que este número aumente é muito importante manter uma boa higiene, como lavar e desinfectar sempre as feridas, independentemente do seu tamanho e manter as vacinas devidamente actualizadas, em dia.

Também vais gostar destes:
Indonésia aprova pena de morte e castração química para abusadores de crianças.
55% dos bebés em risco com esta posição que causa morte súbita.

Se suspeitar de algo errado informa os médicos para que não haja confusão com uma gripe ou mesmo com uma pneumonia.

Se tens crianças em casa fica atento/a e partilha esta informação com outros pais, para que se possa prevenir esta doença, a Sepse.

Partilha