Pela primeira vez, mosquito da dengue avistado vez, mas de acordo com a DGS o insecto não estava infectado com nenhum agente biológico prejudicial à nossa saúde.
Tudo aconteceu no norte do país e para a especialista da DGS, Paula Vasconcelos, o facto de se ter encontrado não significa que haja qualquer invasão, considerando que “não é uma situação inesperada“, uma vez que a avaliação do risco feita a nível europeu tem apontado para a presença deste mosquito.
Os trabalhos de monitorização e avaliação da situação são da competência dos serviços de saúde pública de nível regional e local da região Norte, em articulação com as autoridades centrais.
A infeção do vírus da dengue transmite-se através da picada dos mosquitos do género Aedes infetados com o vírus, não ocorrendo transmissão pessoa a pessoa. Os vetores existem em extensas áreas do planeta, particularmente nas regiões tropicais e subtropicais.
A doença manifesta-se, geralmente, por febre, dores de cabeça, dores nos músculos e nas articulações, vómitos e manchas vermelhas na pele e, embora mais raramente, por um quadro hemorrágico.
Também vais gostar destes:
– Os mosquitos estão a causar-te problemas? Esta receita de repelente de insetos vai resolver o problema.
– Cuidado! Pessoas com sangue tipo O devem ter preocupação extra com mosquitos.
A principal medida de prevenção é a proteção individual contra a picada do mosquito, uma vez que não existe vacina para esta doença.