Existem diferentes fatores que nos deixam mais atraentes para os mosquitos. Alguns destes fatores podemos controlar (cores da roupa, por exemplo); outro, não. Falamos do nosso tipo sanguíneo. Sabias que um tipo específico é mais atraente para estes insetos chatos e sugadores de sangue?

Tipo sanguíneo que atrai mais mosquito
Falamos do tipo O. Se o teu sangue tem este tipo, é bem provável que sofras mais com as picadas do que amigos e parentes dos tipos A ou B. Desde o começo dos anos 70, cientistas mostram por experiências simples, como colocar voluntários de tipos sanguíneos diferentes em contato com centenas de mosquito, que os de tipo O atraem mais estes insetos.

Ainda não se sabe ao certo o porquê desta preferência dos pernilongos por pessoas de sangue tipo O. É provável que tenha a ver com a quantidade de sacarídeos (açúcares) eliminados pela pele.

Portanto, se o teu sangue é do tipo O, melhor te prevenires e caprichares no repelente.

Do que mais o mosquito gosta?
Outro fator comprovado pela ciência é que consumir cerveja também deixa a pessoa mais atraente para os mosquitos. E não precisa ser muita! Apenas uma lata já é o suficiente para os pernilongos irem para cima!

Acreditava-se que isso se devia ao maior nível de açúcares eliminados por quem consome a bebida, ou mesmo por um discreto aumento na temperatura corporal, mas estes factos ainda não foram comprovados.

Além da cervejinha, o uso de roupas escuras também deixa a pessoa mais “apetitosa” para os mosquitos. Recomenda-se o uso de roupas brancas, especialmente por mulheres grávidas (cuja temperatura corporal fica ligeiramente acima do normal, um outro fator de atração para os mosquitos).

Também vais gostar destes:
Queres saber porque os mosquitos te picam mais a ti? Agora já descobri!
Mosquitos preferem quem bebe cerveja!

A prática de exercícios físicos também é atraente para picadas. Afinal, ao se exercitar, a pessoa sua, fica mais quente e elimina mais dióxido de carbono pela respiração. Tudo isso é um prato cheio para o “radar” destes insetos.

FONTEVix


 
Partilha