Confias em quem cuida da tua beleza? Responder “sim” a essa pergunta é fundamental para evitar problemas graves, como o que teve a enfermeira Stacey Wilson, que foi parar no hospital depois de um erro cometido pela sua pedicure.
Stacey contou ao canal norte-americano KATV, filiado da rede ABC, que adquiriu uma infecção depois de ter os pés feridos acidentalmente com pedra-pomes, durante raspagem da pele do calcanhar. O procedimento é muito comum na pedicure e pode ser feito também com lixa para pés. O objetivo é deixar a pele do calcanhar macia e suave.
Segundo Stacey, a profissional que realizou o tratamento esfregou a pedra com muita força e acabou cortando a pele da lateral do pé e da parte debaixo do dedo. “Ela percebeu que havia me magoado“, disse a enfermeira.
De acordo com ela, no dia seguinte, oseu tornozelo começou a ficar em inchado e vermelho e, dois dias, depois, já não conseguia mais apoiar o pé no chão. Então, ela decidiu ir ao hospital, onde foi diagnosticada com uma infecção bacteriana chamada celulite.
Diferente da condição que a maioria das pessoas conhece por este nome, o quadro, neste caso, trata-se de uma infecção de pele que está comumente associada a cortes na pele, como ocorreu com a enfermeira.
Os principais sintomas são ardor, sensação de queimadura na área, febre, calafrios, enjoos e vómitos. “Sentes-te como se estivesses a pisar uma fogueira”, disse Stacey ao jornal.
O tratamento é feito com antibióticos e, se iniciado cedo, é altamente eficaz. No entanto, se progredir sem medicação, a doença pode matar.
Para evitar esse tipo de problema, é fundamental escolher um salão de beleza e profissionais de confiança, certificando-se de que todos os materiais utilizados são descartáveis ou esterilizados.
O Dr. Pafford ressalta também que é fundamental parar o tratamento e beleza imediatamente se desconfiar da limpeza dos instrumentos. “Não deixe de ir ao hospital assim que notar qualquer pequeno sintoma anormal“, alerta.
Podes ver o vídeo aqui.