Uma mulher de 31 anos está paraplégica. Enquanto fazia abdominais num ginásio, e apesar de já ter se recuperado da lesão, ainda sente dificuldade para se equilibrar.

Um dia, após um treino, decidiu fazer um tipo de abdominal conhecido como morcego que havia visto no perfil na internet de uma musa fitness.

Na época, eu estava tentando voltar à forma, eu seguia tudio, as dicas, alimentação e tudo mais”, conta. “Esse exercício, eu vi numa dessas páginas.

Lesão na coluna ao fazer abdominal

Para realizar o exercício, ela precisou pendurar as pernas numa barra e ficar de cabeça para baixo, o que fez com a ajuda de um caixote.

Enquanto fazia o abdominal, a jovem escorregou, caiu e lesionou-se gravemente. “Não sei se estava mais suada ou cansada que o normal, pois já tinha realizado o mesmo exercício antes. Foi um acidente, claro que ninguém espera se machucar. Eu bati com o braço e a cabeça no caixote e caí sentada, por isso parti a vértebra. Foi uma fratura de explosão”, comenta.

A queda foi registada em vídeo, reproduzido a seguir com a permissão de Maria Eugénia:
Depois do tombo, ela tentou levantar-se, mas não sentiu as pernas por causa de uma fratura na primeira vértebra da lombar, a L1. Como estava com o corpo aquecido, só foi sentir dor cerca de 30 minutos depois.

Era uma dor que até hoje eu não sei descrever. É muita dor, é uma dor que arde, queima porque, quando a vértebra partiu em várias partes, ela saiu do lugar e apertou a medula”, explica.

Cirurgia e recuperação

Para reparar a coluna, foram colocados 12 parafusos, duas hastes de titânio e uma “ponte” para unir dois pedaços da vértebra. Uma osteomielite (infecção nos ossos) ainda a obrigou a passar por outras duas cirurgias para estancar hemorragias e limpar os pontos de infecção.

A primeira notícia dos médicos era de que Maria Eugênia nunca voltaria a andar. Porém, o facto da medula não ter sido perfurada deu à jovem uma esperança.

Também vais gostar destes:
Homem utiliza arquitetura para explicar 16 distúrbios e doenças mentais.
Sumo de beringela com laranja emagrece, reduz colesterol e previne doenças.

Depois de um mês internada, ela teve alta e passou a fazer de 1 a 3 horas de fisioterapia todos os dias em casa.

Vejam o vídeo:

 

FONTEVix