Esta mulher consultou-se com uma nutricionista e substituiu as guloseimas que comia por uma alimentação mais saudável e natural, mas sem passar fome. Resultado: perdeu 50 kg num ano. Agora ela dá a conhecer as 3 receitas de sumos – detox, diurético e energético –, que a ajudam a começar o dia com disposição.
O modo de preparação é o mesmo para todos os sumos: bater todos os ingredientes no liquidificador.
Sumo detox
A função dele seria promover a eliminação de toxinas acumuladas no organismo e, assim, facilitar o emagrecimento.
Ingredientes: dois pedaços de inhame cru, três morangos, uma maçã e uma colher de sobremesa de linhaça dourada.
Benefícios: hidrato do bem, o inhame emagrece porque fornece energia de forma lenta e contínua, sem se transformar em gordura e contribui para a sensação de saciedade – dessa forma, a chance de atacar guloseimas durante o dia é menor. Tem também diosgenina, substância que aumenta a produção de colágeno e combate a flacidez.
O morango é uma fonte potente e pouquíssimo calórica de fibras e de vitamina C, substância antioxidante. Já a maçã possui na casca um componente chamado ácido ursólico, ligado a um menor risco de desenvolver obesidade. A linhaça dourada, por fim, fornece ómega 3 ao organismo, nutriente essencial que não é produzido pelo corpo, e combate as inflamações nos tecidos, além de agir contra o envelhecimento celular.

Sumo diurético
A bebida tem como finalidade retirar o excesso de líquido do corpo – assim, o inchaço diminui e a silhueta fica mais fininha.
Ingredientes: dois pedaços médios de melancia, um copo de 200 ml de chá de hibisco, três folhas de hortelã e uma colher de sopa de chia.


Os ingredientes do sumo diurético podem acabar com o inchaço
Benefícios: a melancia é composta 92% por água – para quem não tem o hábito de beber liquidos, é uma boa alternativa para manter o corpo hidratado (o que não exclui a necessidade de beber água durante o dia). A fruta promove a perda de peso também porque é rica em potássio, nutriente que faz com que o rins trabalhem melhor e diminui, portanto, a retenção de líquido.
O hibisco tem ação termogénica e turbina a queima de calorias. Já a hortelã favorece a parte gástrica do organismo, combatendo gases e acidez estomacal excessiva. A chia tem a capacidade de aumentar até dez vezes de peso quando em contacto com a água. A solução de alta viscosidade que se forma em torno da semente, além de aumentar a sensação de saciedade, acelera o metabolismo lípidico, detonando as gordurinhas mais rapidamente.

Sumo energético
Ingredientes: Um copo de 200 ml de leite de amêndoas, uma banana, uma colher de chá de cacau em pó, uma colher de sobremesa de chia e uma colher de sopa de aveia em flocos.
Benefícios: Boa alternativa para quem não pode ou não quer consumir leite de vaca, o leite de amêndoas é fonte de gorduras de boa qualidade e rico em magnésio, cálcio, vitaminas do complexo B e aminoácidos essenciais, que colaboram para manter saudável o sistema cardiovascular.

FONTEBolsa de mulher

Partilha