Mulher recebe indemnização milionária após processar ex-marido por trabalho doméstico. Ivana Moral, de 48 anos, decidiu processar o ex-marido e o tribunal de Vélez-Málaga, Espanha, reconheceu o direito à indemnização pelos trabalhos domésticos prestados e pelos cuidados da família durante os 25 anos em que foi casada, em regime de separação de bens.
O ex-marido de Ivana foi condenado a pagar-lhe mais de 200 mil euros pelos mais de vinte anos em que se dedicou exclusivamente a cuidar das duas filhas que ambos têm em comum, enquanto ele aumentava os seus bens e gastava o dinheiro da família com itens de luxo.
Durante os anos de casamento, Ivana teve a sua própria independência profissional e financeira “anuladas”, pois além de tudo, ela ajudava o ex-marido nos seus negócios. Ela afirma que viveu “na miséria, de pés e mãos amarradas, mendigando”.
Ela revela que não tinha liberdade nem para comprar coisas simples para as filhas, enquanto ele “se comprava” o que queria, independente do valor.
O ex-marido de Ivana tem rendimentos mensais entre 3.000 e 4.000 euros pela exploração de uma fazenda de 70 hectares com olivicultura, enquanto ela recebe 460 euros por mês pelo aluguel de uma propriedade conjunta.
A advogada de Ivana ressalta que o ex-marido tem um património de 5 ou 6 milhões de euros e que a fazenda estava à venda por 4 milhões online.
Ela espera que seu caso inspire outras mulheres a lutar por seus direitos e a se tornarem independentes.