Certamente já ouviste falar que as mulheres precisam dormir mais tempo do que os homens. Essa afirmação é resultado de uma pesquisa na qual a ciência provou que as mulheres têm a atividade cerebral mais complexa, o que subentende que elas precisam dar mais atenção ao sono.
Quem explica bem isso é o professor Jim Horne, diretor do Centro de Pesquisa do Sono da Universidade Loughborough. Segundo ele, uma noite mal dormida é maus para todos.
Mas, para as mulheres especificamente, causa stress psicológico e aumento de sentimentos maus, como depressão e raiva.
Entende: durante o sono profundo, o cérebro tem a oportunidade de se recuperar do desgaste diário, o que é indispensável para renovar a memória, os pensamentos e a linguagem. A lógica é simples: quanto mais usamos o cérebro durante o dia, mais tempo precisamos descansar.
No caso das mulheres, que costumam realizar várias tarefas diferentes ao mesmo tempo, sem dúvida, o sono é uma necessidade maior. Isso não quer dizer que os homens não precisem de mais tempo de sono.
Quando um homem usa muito o esforço mental, toma bastantes decisões e passa a maior parte do tempo realizando trabalhos complexos, com certeza ele precisa dormir mais do que a média masculina exige. Porém provavelmente não necessitará tanto quanto uma mulher.
O que acontece é que o cérebro feminino é diferente, pois é submetido a diversas atividades, e exige pelo menos 20 minutos a mais de descanso, ou seja, dormir 8h nem sempre será suficiente para elas.
Infelizmente, nem todos têm tempo e qualidade de sono, principalmente quem mora em cidades grandes.
Também vais gostar destes:
– Dormir sem roupa emagrece e ainda pode te deixar rico, diz estudo.
– É por isso que precisas massagear os pés todas as noites antes ires dormir.
Se tens dificuldades para dormir, vê as orientações que trouxemos:
1. Tem uma rotina de sono. Isso ajuda o cérebro a entender a hora que deves dormir e relaxar previamente.
2. Evita alimentos estimulantes, principalmente perto de dormir. Falamos de café, chocolate e alimentos açucarados, pois eles, ao invés de relaxar, despertam o corpo.
3. Faz meditação e/ou ioga. Estas atividades ajudam a combater insónia, ansiedade e stress.
4. Garante a melatonina. Os especialistas afirmam que ela ajuda a dormir melhor e contribui para a nossa saúde. Podes adquirir a dose diária dessa substância dormindo bem à noite, num local escuro, ou tomando um suplemento. Mas neste caso o teu médico deve prescrever a dosagem da suplementação.