Muitas vezes não somos chatas. Estamos exaustas.

Muitas vezes não somos chatas. Estamos exaustas. Entender o que faz uma mulher estar chata vai muito além do que taxá-la de neurótica ou de mal-humorada. Quanta sensibilidade se faz necessário para isso!

Para nós, nada mais óbvio. Para tantos, frescura, chilique. Só precisamos que colaboradores percebam de facto, o que estamos a expressar.

Os homens têm uma capacidade de se organizarem para eventos infinitamente melhor do que nós, mulheres; e confesso que é admirável esta adaptação de muitos deles. Os inúmeros compromissos inadiáveis que envolvem trabalho, o pequeno almoço tranquilo, o trajecto até o trabalho em paz,  o banho sem demora… como é bom fazer tudo sem estar com os minutos cronometrados gritando no seu ouvido: acelera que estás pelo menos 10 minutos atrasada para qualquer coisa que irá fazer.

Confesso que sinto uma inveja boa de pessoas que agem com calma; e uma inveja maior ainda de todos aqueles que sabem muito bem dividir as suas tarefas, assumir os seus compromissos, sem alterar a sua agenda, dando prioridade para tudo aquilo que realmente queiras fazer, que te dê prazer de facto e não só por obrigação.

Claro, todos nós temos obrigações e isto faz parte do jogo da vida… e vou além, acho muita futilidade quando um adulto não tem um propósito nesta vida.

Admiro a todos aqueles que sabem do valor dos seus compromissos e respeitam as suas rotinas como uma questão religiosa, sem abrir mão por banalidades. Mas, e a mulher, cumpre a sua agenda ou acaba por cumprir se der? Fica à mercê do contexto que a cerca, fugindo do próprio controle, pois no meio do trabalho, a escola liga que o filho tá doente, e ela tem que levá-lo até o médico, e se esquece que tem uma reunião importante com o director da empresa, mas a maternidade vem em primeiro lugar, sempre, não é? Os compromissos fogem muitas vezes, do nosso controle.

Quando o problema envolve filhos, marido, casa, pais ou uma urgência super urgente, sempre arranjamos de adiar nossos compromissos que poderiam não ser adiáveis se estivessem na agenda de um homem.

O tempo vai passando, vamos driblando e vivendo e a exaustão acaba por tomar conta dos nossos dias. O grande problema disso tudo é deixamos as nossas prioridades, os nossos compromissos como itens a ir para o final da fila e enumeramos tantos outros que, para nós, seriam muito mais irrelevantes, mas que, para um bem comum, abrimos mão. Não estou a dizer que homens não se importem com nada disso… alguns sim, claro. Mas confesso que conheço poucos. A maioria tem a assessoria da mulher nessa rotina toda.

É aquela velha piada: antes de sair de casa, a mulher ajeita a bagunça, molha as plantas, arranja as crianças, liga para os pais, tira a roupa do varal, descongela o frango e quando, finalmente, vai arranjar-se, ouve o marido dizer “Ainda não estás pronta?!”.

Há homens nos dias de hoje, que dividem tudo com as mulheres… conheço muitos. Mas quando o assunto é priorizar os seus compromissos, esses mesmos homens conseguem ser  mais fieis às suas agendas do que as mulheres que vivem com eles.

A conclusão que chego é: há mais mulheres cansadas no mundo do que chatas; é muito mais fácil dizer que a mulher é mal-humorada do que perguntar se ela está feliz, se precisa de ajuda.

Percebe-se que ela está diferente, talvez… mas perguntar por perguntar, para que? Sinto que para muitos é assim… para tantos não. O grande problema: os muitos!

Mulheres, em geral, só estão cansadas. Cansadas de dar conta de tudo, cansadas de “dar um jeito” e de, mesmo assim, estarem sempre no final da fila. Principalmente na final da fila da sua própria vida.

Também vais gostar destes:
Mulheres sofrem mais de problemas mentais até que os maridos morram.
As mulheres são mais atraídas por homens que as façam rir, afirma estudo.

Eu sou Daniella Prado, uma mulher que luta, todos os dias para estar na ponta da frente da fila da própria vida.

Artigos Relacionados

Últimas

Gisela Serrano acaba namoro de apenas 11 dias.

Gisela Serrano acabou o namoro de apenas 11 dias. A vida pública de figuras conhecidas muitas vezes se entrelaça com suas vidas pessoais, levando...

Sara Norte critica Bárbara Norton de Matos: “Aprecia o espetáculo de matar animais”

Sara Norte criticou Bárbara Norton de Matos: "Aprecia o espetáculo de matar animais". A discussão sobre touradas é um tema complexo e multifacetado que...

A Ferver

Gisela Serrano acaba namoro de apenas 11 dias.

Gisela Serrano acabou o namoro de apenas 11 dias. A vida pública de figuras conhecidas muitas vezes se entrelaça com suas vidas pessoais, levando...

Sara Norte critica Bárbara Norton de Matos: “Aprecia o espetáculo de matar animais”

Sara Norte criticou Bárbara Norton de Matos: "Aprecia o espetáculo de matar animais". A discussão sobre touradas é um tema complexo e multifacetado que...