As novas “Turbo-Rotundas” chegam em breve a Portugal!

A maioria dos portugueses não sabe o que é circular numa rotunda e prova disso são o número de autos de contra-ordenação levantados nos últimos dias, relativos a transgressões nas rotundas.

Cerca 3000 condutores já foram autuados, após entrada em vigor a nova revisão do Código da Estrada. A verdade é que o código da estrada está em constante revisão, por isso convém que estejas sempre a par dessas alterações já que as transgressões, inclusive nas rotundas, contam para o sistema de pontos da Carta de Condução.

Actualmente o código da estrada manda circular sempre encostado à esquerda, a menos que a saída a tomar seja logo a imediatamente a seguir. Assim se circulas na via mais à direita, se um outro condutor te der um “toque” ao tentar sair da rotunda, e não fores para sair nessa saída, és o culpado do acidente.

A Prevenção Rodoviária Portuguesa (PRP) explica que por existirem rotundas com várias configurações, cabe ao condutor adoptar regras específicas adequadas a cada caso:

  • O condutor deve reduzir a velocidade ao aproximar-se de uma rotunda, e optar pela via mais conveniente(no caso de existir mais que uma) ao seu destino.
  • Todos os veículos, mesmo de tracção animal, têm prioridade ao circular dentro de uma rotunda perante o veículo que nela vai a entrar.
As figuras 3, 4, 5 e 6 ilustram como deve ser feita a circulação nas rotundas actuais:
"turbo rotundas"
“turbo rotundas”

No caso específico dos veículos de tracção animal, velocípedes e veículos pesados, pela sua configuração e/ou manobrabilidade reduzida, podem circular sempre na via mais à direita, devendo no entanto facilitar a saída a quem circula na rotunda, parando mesmo se tal for necessário.

Quem pretender sair da rotunda deve antecipadamente dar da entender aos demais condutores a sua intenção, recorrendo às luzes de sinalização, e gradualmente mudando de faixa(no caso de pluralidade de vias).

Também vais gostar destes:
A arte nua e crua com desenhos surpreendentes em carros sujos.
Novo método para roubar carros que está a preocupar tudo e todos.

Gradualmente os “problemas” nas rotundas têm tendência a desaparecer com a introdução das “turbo-rotundas”. Nalguns países já estão a ser implementadas, e o conceito parece promissor pois facilitam bastante! Vê como elas vão funcionar:

FONTEConductores Profesionales