Este ano as novidades do IRS interessam a muitos contribuintes. Se pensas que ainda falta muito tempo enganas-te. Nas próximas 3 semanas tens várias coisas para fazer se quiseres aumentar ao máximo o teu reembolso de IRS ou pagar menos imposto.

Loading...

IRS Automático para 3 milhões de famílias

Provavelmente vais ser um dos abrangidos pelo IRS Automático. No ano passado, só tinham esta facilidade os contribuintes que trabalhassem apenas numa empresa ou que recebessem  a sua pensão de apenas uma entidade, e que fossem residentes em Portugal, que não tivessem filhos e sem deduções específicas para além de educação e saúde.

Atenção que o facto das contas estarem feitas pela AT, não quer dizer que estejam bem feitas. Tem de ver se não faltam valores importantes que aumentem o teu reembolso. Se verificares falhas, entrega o IRS normalmente com os valores correctos, para receberes mais de reembolso ou pagar menos imposto.

Fim do IRS em papel

Acabou o Modelo 3 em papel e os anexos que vão continuar unicamente online.

Vais ter de actualizar os teus dados

Entre 15 de Janeiro e 15 de Fevereiro vais ter de actualizar os dados do teu agregado familiar e a identificação (com artigo e fracção) da tua habitação permanente. Para os dados baterem todos certos quando o teu IRS aparecer pré-preenchido.

Filhos em Guarda partilhada

Se estás divorciado(a) e os filhos passam um tempo em casa da mãe e um tempo em casa do pai, devem inserir essa informação nos tais campos de actualização do teu agregado. Antes só tinhas direito à dedução fixa por filho o pai ou mãe que tinha a mesma residência fiscal que a criança. Isso acabou. Agora é a dividir pelos 2.

Também vais gostar destes:
Tem em atenção o IRS quando fores comprar material escolar.
Cuidados a ter no IRS de 2017! Presta atenção ou pode sair-te bem caro…

Não te esqueças de ir ao e-Fatura

Tens até dia 15 de Fevereiro (falta um mês) para validar todas as tuas facturas pendentes no e-Fatura. NÃO DEIXES PARA O ÚLTIMO DIA.

Em alguns casos de saúde e educação, por exemplo, pode fazer com que receba menos algumas centenas de euros. É que se ficarem pendentes em 16 de Fevereiro passam todas a Despesas Gerais Familiares. Ou seja, não valem nada porque já atingiu um dos limites que é de apenas 250 euros (que atingiu provavelmente logo em Janeiro do ano passado.

FONTEContas Poupança

Partilha
Loading...