Tanto a máscara de laranja quanto a de banana têm propriedades anti-inflamatórias, antibacterianas e antifúngicas, e por isso podem nos ajudar a combater a acne e evitar os cravos e espinhas. Por isso, nunca deites fora as cascas de banana e laranja, pois elas contêm muitas propriedades e benefícios que podemos aproveitar facilmente. Por tradição, consideramos que esta parte das frutas é um resíduo, já que o seu sabor é desagradável e à primeira vista elas parecem não servir para nada. No entanto, elas têm mais propriedades e usos do que podemos chegar a imaginar.
Gostarias de saber para que elas servem?
Casca de laranja
O ideal é escolheres as laranjas orgânicas para reduzir ao máximo os níveis de pesticidas que são usados no cultivo das frutas. Este tipo de laranja é cultivado com menos substâncias químicas que as demais laranjas, por isso serão muito mais saudáveis. De qualquer forma, para eliminar rastros de pesticida, podese lavar as frutas com uma colher de sumo de limão e uma colher de vinagre dissolvida num copo de água.
Muitos dos nutrientes da laranja se encontram precisamente na sua casca. Uma laranja média conta com cerca de 60 flavonoides e 170 fitonutrientes diferentes que aportam vários benefícios para a saúde, à pele e também as tornam úteis para o uso no lar.
Usos da casca de laranja
A casca da laranja tem propriedades que melhoram a digestão e estimulam o metabolismo. Ela ajuda a combater naturalmente gases, acidez, vômitos e arrotos ácidos. Também é recomendada para estimular o apetite e aliviar náuseas.
O consumo de casca de laranja em pó tem propriedades expectorantes que favorecem a eliminação de muco no sistema respiratório, ajudando a aliviar a tosse e a asma.
Os principais benefícios da casca de laranja devem-se ao seu óleo essencial “ D-limoneno”, o qual conta com propriedades antibacterianas e anti-inflamatórias. Este óleo essencial ajuda a neutralizar os ácidos do estômago e a promover movimentos intestinais saudáveis.


A casca de laranja tem propriedades que ajudam a reduzir os níveis de colesterol e as triglicérides, e promove a função hepática normal. Também conta com um flavonoide conhecido como hesperidina, que é eficaz contra o câncer de cólon e a osteoporose.
No âmbito da beleza, as cascas de laranja podem ser utilizadas para esfoliar a pele e eliminar as células mortas que podem provocar o surgimento de cravos e espinhas.
As cascas de laranja ajudam a reduzir as manchas escuras na pele.
As cascas de laranja são boas para combater a acne.
Casca de banana
As cascas de banana contam com propriedades antioxidantes, vitaminas e minerais que podem ajudar a combater diferentes problemas de saúde e dores.
Usos da casca de banana
Ajuda a filtrar a água, graças à sua capacidade de absorção de chumbo e cobre.
Esfregar uma casca de banana na pele ajuda a reduzir o incômodo causado pela picada de um inseto.
A casca de banana conta com propriedades regenerativas que ajudam a acelerar o processo de cicatrização das feridas.
Esfregar uma casca de banana nos dentes durante dois minutos a cada dois dias ajuda a branqueá-los de forma notável, em questão de semanas.
A casca de banana é útil para combater a prevenir as verrugas. Esfrega a casca sobre a verruga todos os dias e em pouco tempo irás notar os resultados.
Se sofreres com arranhões ou pequenas feridas, simplesmente esfrega uma casca de banana na zona afetada para acelerar a sua recuperação.
Para combater a acne e as inflamações que ela causa na pele, esfrega uma casca de banana na zona afetada todas as noites.
Ainda que seja difícil de acreditar, a casca de banana também pode ajudar a reduzir as dores de cabeça. Para obter o alívio, basta estender uma casca sobre a testa e relaxar.
Para prevenir o surgimento precoce de rugas, esfrega regularmente uma casca de banana por toda a pele do rosto.
As cascas de banana também são úteis para polir e deixar móveis e objetos mais brilhantes.