As estações SIC e TVI perderam nos primeiros meses de 2015 cerca de sete milhões de euros em receitas com as chamadas de valor acrescentado  para os concursos.

Também vais gostar destes:
O comercial de televisão que te vai deixar a pensar
Ana Leal obrigada a sair da estação de televisão TVI2015

Os relatórios entregues à Comissão de Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), revelam que as perdas se deveram à auto-regulação e ao barramento de chamadas que alguns operadores de telecomunicações fizeram depois de não conseguirem cobrar dívidas avultadas de pessoas que se candidatavam aos concursos.
A quebra nas chamadas fez com que a SIC tenha tido uma perda de 11,3% e a descida quando comparada com o mesmo período de 2014 explica-se “na sua quase totalidade pela performance das receitas associadas a concursos com participação telefónica”, refere o relatório de contas da Impresa à CMVM.
No primeiro trimestre de 2014, a SIC recebeu 11 milhões e 638 mil euros e este ano registou apenas 5,9 milhões de euros.

A TVI sofreu uma queda de 12% nas receitas das chamadas para linhas de valor acrescentado, segundo o relatório de contas entregue pela Media Capital.
Após pressão da Deco e da Entidade Reguladora para a Comunicação Social (ERC), a estações  RTP, SIC e TVI viram-se obrigados a assinar a um acordo de auto-regulação.
Além disso só podem fazer cinco apelos por hora para que os telespectadores liguem esclarecendo ainda muito bem  os termos do concurso.