O teu cão vê-te como pai dele, já que os cães criam laços com ser humano assim como o bebé cria com a mãe.

Loading...

Sentes que o teu cachorro te entende? Percebes que, ao estares triste, ele tenta te consolar? Ele sabe perfeitamente quando estás bravo, apenas de olhar?

Um estudo feito na Universidade de Melbourne, Austrália, revela que isso tudo é verdade!

Tudo por conta da ocitocina, hormona presente em mamíferos, também conhecido por “hormona do amor”. É o responsável pelo forte laço da mãe com o bebé, sendo libertado em doses extras durante o parto e amamentação, criando o vínculo mais profundo e surpreendente que existe.

Um ano de estudo comprovou que houve uma melhora significativa no comportamento de cachorros com doses a mais de ocitocina.

Naturalmente cães e humanos produzem maiores níveis dessa hormona quando interagem, isso em apenas 3 minutos. Por isso os peludos sentem-se tranquilos ao estar com o tutor.

O segredo pode estar nos olhos. O estudo indica que, ao contrário do que faz com outro cães, cachorros usam o olhar para estreitar a sua relação com o humano, assim como o bebé faz com a mãe.

O resultado da ampla pesquisa ainda comprovou que o mesmo laço não acontece com lobos, mesmo domesticados. O nível de ocitocina no animal não é alterado, mesmo depois de 30 minutos interagindo com seus cuidadores, ao contrário do cachorro.

Também vais gostar destes:
Criança desaparecia todos os dias para alimentar animais de rua.
Em Portugal só se gosta dos animais que estão nas arenas, afirma Nuno Markl.

Por isso, se estiveres triste ou feliz, pode contar com o teu amiguinho de quatro patas. Ele realmente vai te entender.

FONTEAlmanaque SOS

Partilha
Loading...