Psicólogos da Universidade de Brunel, em Londres, realizaram uma pesquisa para descobrir o que há por trás do comportamento dos posts e das selfies nas redes sociais. Ao todo, 555 usuários do Facebook tiveram as suas publicações avaliadas em cinco aspectos: extroversão, neuroticismo, abertura, afabilidade e consciência. Além disso, foram analisados também em termos de auto-estima e narcisismo.
Os resultados revelaram alguns aspectos bem interessantes: pessoas com baixa auto-estima são as que mais atualizam o status em termos de relacionamentos amorosos; narcisistas, por sua vez, atualizam mais informações sobre as suas conquistas, factor que é motivado pela necessidade de atenção e validação que essas pessoas têm – essas publicações geralmente são bem recebidas, o que motiva publicações semelhantes no futuro.
Ainda em relação aos narcisistas, o que se observou foi que eles publicam informações a respeito do que comem e dos exercícios que fazem – isso aparentemente porque os narcisistas têm a necessidade de mostrar o esforço que fazem para alcançar a forma física que ostentam.
A consciência, por outro lado, foi associada a escrever sobre os filhos.
Para a psicóloga Dra. Tara Marshall, uma das responsáveis pelo estudo, pode não ser uma surpresa o facto de que o que publicamos nas redes sociais reflete traços da nossa personalidade: “Ainda assim é importante entender por que as pessoas escrevem a respeito de certos tópicos no Facebook, porque as atualizações delas podem ser diferencialmente recompensadas com curtidas e comentários.
Pessoas que recebem mais likes e comentários tendem a experimentar os benefícios da inclusão social, enquanto aqueles que recebem nenhum ou poucos se sentem isolados”, disse ela.
Também vais gostar destes:
– FRAUDE NO FACEBOOK: Cuidado com os pedidos de amizade!
– Ainda és daqueles que acredita nas tangas do copia e cola no teu mural de facebook?
Marshall defende que o ideal é fazer um exercício de consciência sempre que fores postar alguma coisa e imaginar como as outras pessoas recebem essas publicações. Dessa forma, acabamos evitando passar por usuários chatos e irritantes. Por exemplo, já deixaste de gostar de uma pessoa por causa do que ela posta nas redes sociais?